Memorial disponibiliza publicações e materiais pedagógicos do projeto MOVA-Brasil na internet

Neste ano, a parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), além de dar continuidade às ações do Projeto MOVA-Brasil, contribuindo para a inclusão social e garantia de direitos, promoverá também o acesso aos conhecimentos construídos e acumulados pelo projeto por meio do Memorial MOVA-Brasil.

Nesses onfoto01_mova_brasil_acervo_fisico2ze anos de existência, o projeto deixou como legado uma produção considerável de documentos, vídeos, fotos e outros registros que serão disponibilizados de forma a contribuir com a socialização dos conhecimentos construídos ao longo desses anos, bem como com novas pesquisas, experiências e aprendizagens.

Desta forma, o Memorial MOVA-Brasil disponibilizará, física e virtualmente, conteúdos pedagógicos, materiais produzidos e publicações para estudo e pesquisa de educadores, pesquisadores e interessados em geral que desejam conhecer a “Metodologia MOVA”, tecnologia social criada por Paulo Freire em 1989.

São metas do Memorial:

  • Meta 1: Qualificar a infraestrutura do memorial do Projeto MOVA-Brasil.
  • Meta 2: Disponibilizar, por meio de um repositório digital na Internet, publicações e conteúdos pedagógicos relevantes do Projeto MOVA-Brasil.
  • Meta 3: Desenvolver cursos de formação continuada de alfabetizadores na metodologia MOVA, nas modalidades presencial e a distância.
  • Meta 4: Atender visitantes, pesquisadores, alfabetizadores e o público em geral, no Memorial do Projeto MOVA-Brasil.

Entre as ações realizadas, destacamos:

Publicação da primeira versão do ambiente virtual do Memorial MOVA-Brasil: para a socialização das publicações e materiais pedagógicos do projeto MOVA-Brasil, foi customizado e implementado um site na internet no qual estão sendo disponibilizados estes conteúdos. Este site, ainda em fase de testes, encontra-se no endereço: memorial.movabrasil.org.br.

foto02_MOVA-Memorial_

Conteúdos disponibilizados no memorial virtual do MOVA-Brasil: até o final do mês de junho, foram disponibilizados, com as devidas descrições e arquivos digitais, os seguintes materiais: 1 almanaque, 12 boletins, 6 cadernos de formação, 13 folderes, 5 livros, 2 bolsas, 4 camisetas, 1 cartaz, 1 folheto e 6 vídeos.

Entre as ações iniciadas, e ainda em curso, citamos:

Organização do memorial físico para visitação: para a visitação, o acervo do projeto está sendo organizado de forma a tornar-se acessível ao público interessado em pesquisar e conhecer fisicamente as publicações e materiais pedagógicos do projeto. O Memorial físico será disponibilizado para consulta na sede do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.

Triagem de novas publicações e conteúdos pedagógicos: no mês de julho, será concluído o processo de triagem dos conteúdos a serem disponibilizados no memorial a partir do acervo físico. Ao final desta seleção, dar-se-á início à triagem do acervo digital.

Catalogação e disponibilização no site do memorial: este trabalho será continuado e, processualmente, os conteúdos serão disponibilizados no site do Memorial.

capa_mova_v7-isis boletim_mova_vFINAL.indd

Planejamento do curso de formação presencial e a distância sobre a “Metodologia MOVA”: foi iniciado o planejamento dos cursos de formação, a serem ministrados, presencialmente, no Instituto Paulo Freire, e a distância, via ambiente virtual. A partir de agosto, as inscrições estarão abertas ao público.

Além destas ações, citamos também a definição do plano de classificação/menu para o site definitivo do memorial, a partir de layout inicial e a listagem das funcionalidades a serem implementadas no site.

Para outras informações sobre o Memorial MOVA-Brasil, enviar e-mail para memoria@paulofreire.org.