Formação continuada das coordenações de polo tem continuidade na cidade de Gravatá (PE)

DSC05536

Sonia Couto, coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire e do Eixo de Formação Profissional do Projeto MOVA-Brasil

O segundo dia da 2ª Formação Continuada de Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil contou com a presença da professora Sonia Couto, do Instituto Paulo Freire, especialista em Educação de Adultos. A professora trouxe uma reflexão sobre a alfabetização e a formação profissional, a partir de um texto de Paulo Freire (Diálogo com os camponeses, do livro Pedagogia da Esperança). Após esse momento, iniciou-se um diálogo com as equipes dos polos acerca do mapeamento das expectativas dos(as) educandos(as), o que já foi realizado de contatos com instituições ofertantes dos cursos de formação profissional e o que já houve de encaminhamento de educandos(as) para esses cursos.

Encontro de Educandos e Seminário de Práticas

DSC05607

Equipe do polo Rio de Janeiro: Geanne Campos (coordenadora de polo), Márcio Ferreira (auxiliar administrativo) e Daniela Rocha (assistente pedagógica)

Os grupos socializaram como estão se organizando para a realização dos Encontros de Educandos nos polos, como um processo democrático de participação direta dos alfabetizandos, e também dos Seminários de Práticas, momento em que monitores(as) e coordenadores(as) locais evidenciarão as práticas pedagógicas mais significativas dos núcleos.

Os Encontros de Educandos acontecerão nos polos nos meses de setembro e outubro e os Seminários de Práticas serão apresentados na 2ª Formação Continuada Geral dos Polos, durante o mês de setembro.

Encaminhamento dos educandos para a EJA

DSC05646

Equipe do polo Bahia: Claudiane Batista (coordenadora de polo) e Tatiara da Silva (assistente pedagógica)

O processo de encaminhamento dos(as) educandos(as) para a EJA foi tema debatido com as equipes dos polos, retomando a meta de encaminhar 50% dos alfabetizados para continuarem os estudos e os principais desafios para a garantia desse direito.

Em todos os polos existem comunidades onde não há oferta de salas de aula para Educação de Jovens e Adultos. Diante dessa realidade, as equipes construíram uma agenda de ações: diálogo com Secretarias de Educação, realização de audiências públicas e participação nos Fóruns de EJA, como mecanismos para tentar superar o problema de forma dialogada com autoridades e parceiros locais.

Acompanhamento das aprendizagens

Ao final do dia, os polos compartilharam como está sendo desenvolvida a ação de acompanhamento da aprendizagem dos(as) educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil, ressaltando os principais avanços e desafios enfrentados nesse processo.

As equipes dos polos apresentaram atividades desenvolvidas com os educandos, as orientações fornecidas, exemplos de portfólio e as possibilidades de intervenção didática para a superação das dificuldades percebidas nas produções dos alfabetizandos.

Reunião do Comitê Gestor

IMG-20140807-WA0004

Padilha, Alessandra, Mara, Francisca e Dilermando (da esq. para dir.)

As três entidades – IPF, FUP e Petrobras, representadas, respectivamente, por Francisca Pini, Paulo Roberto Padilha, Sandra Pereira e Alessandra Santos (IPF), Mara Cruz (FUP) e Dilermando Cunha (Petrobras) – discutiram os seguintes assuntos:

  • Certificados do Projeto – Foi assinada, nesta data, pelo ministro da Educação, a autorização para a SECADI assinar os certificados do MOVA-Brasil.
  • Encontro dos Educandos – O Comitê Gestor deve se organizar para participar dos encontros estaduais, nos diferentes polos, durante o mês de outubro.
  • X MOVA – O Comitê Gestor está aguardando a confirmação da coordenação do encontro sobre a data de 30/10 a 01/11. Desse modo, a formação de outubro antecederá o encontro: a partir de 28/10, em Porto Alegre. Se o encontro não ocorrer nesta data, haverá a manutenção da formação continuada nacional em outro estado.
  • Ações de Formação Profissional – Estão caminhando bem nos polos. Até setembro, os polos encaminharão a relação das unidades ofertantes, cursos e educandos(as) à coordenação pedagógica, para que possam avaliar o desenvolvimento da ação.
  • O Projeto MOVA-Brasil em 2015 – Os três parceiros fizeram uma análise de conjuntura da política nacional e apontaram as perspectivas para a continuidade do Projeto. Exigirá muito trabalho de todos para o mapeamento dos estados, turmas e ações que atuarão com o MOVA-Brasil. A FUP discutirá essas questões com a articulação social.