Núcleo Litoral Sul participa do Seminário do Plano Nacional de Educação

O evento, realizado no dia 04/08, no Centro de Arte e Cultura, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, contou com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação e do secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora titular da PUC Goiás, Íria Brzezinski.

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação - 04 08 14 - foto de Laíse Galvão

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (Foto Laíse Galvão)

O Plano Nacional de Educação (PNE) foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 25 de junho, sem vetos à versão aprovada pelo Congresso Nacional e estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil pelos próximos dez anos. Um dos principais pontos do Plano é a ampliação do financiamento da educação pública, chegando a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Palestra professora Íria Brzezinski - Seminário PNE

Palestra da professora Íria Brzezinski

A professora Brzezinski afirmou que, embora utópico, o Plano apresenta grandes avanços em relação ao Plano anterior, principalmente no quesito de socialização e de discussão sobre as determinações e orientações do novo PNE frente aos desafios da Educação. E enfatizou a importância das formações continuadas para professores como uma forma de valorização profissional e como ação de valorizar o saber da prática pedagógica, ressaltando a necessidade de “construir conhecimento e praticá-lo com reflexão”.

Sobre a educação de jovens e adultos, o Plano tem como meta erradicar o analfabetismo absoluto, reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional e a efetivação de, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

Entre as estratégias sugeridas estão assegurar a oferta gratuita da educação de jovens e adultos a todos os que não tiveram acesso à educação básica na idade própria, implementar ações de alfabetização de jovens e adultos com garantia de continuidade da escolarização básica, fomentar a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional considerando as especificidades das populações, articulando a formação básica e a preparação para o mundo do trabalho.

Equipe LS no Seminário PNE

Equipe do Núcleo Litoral Sul no Seminário do Plano Nacional de Educação

Tais estratégias dialogam com os objetivos do Projeto MOVA-Brasil, o que reforça ainda mais a necessidade da participação da equipe do Núcleo Litoral Sul do Polo Bahia nesse evento de importância fundamental para a educação brasileira.

Agora, é continuar vigilantes e mobilizados para que o Plano seja colocado em pratica, principalmente abrindo salas de aula de EJA, ao invés de fechar, como tem ocorrido, sobretudo, no campo.