As gerações e a Declaração no terceiro encontro do curso de Direitos Humanos

Declaracao2Dando continuidade às reflexões promovidas pelo curso de Direitos Humanos do dia 19 de agosto, o grupo participante foi provocado a se pronunciar sobre as gerações dos direitos humanos como forma de motivar a participação das pessoas na abordagem inicial da temática do dia e desencadear o diálogo entre todos, a partir dos saberes de cada um e das leituras indicadas para a ocasião.

Participaram do encontro 13 pessoas. Entre elas: representantes de equipes de polos, coordenação pedagógica nacional, representantes do MOVA-Brasil e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Instituto Paulo Freire.

As gerações de direitos humanos

Algumas pessoas falaram sobre as gerações, com base nos materiais disponíveis na plataforma de Educação a Distância. O coordenador fez uma síntese das cinco gerações, ressaltando que a maioria dos estudiosos considera apenas três. As frases a seguir, ilustram um pouco esse momento:

A concepção de direitos humanos sofreu influência da revolução francesa e a partir daí foram formulados os direitos civis e políticos que se constituem em direito a vida, a liberdade, a propriedade e igual formal de todos os homens. (Renata Roza)

No processo histórico com a revolução industrial e o desenvolvimento do capitalismo as demandas pelos direitos humanos se aprofundaram a partir do aumento da exploração sobre os trabalhadores. (Rodrigo da Silva)

Direitos humanos de primeira geração: 1787 – Declaração francesa dos direitos do homem e do cidadão e a constituição dos Estados Unidos da América – Garantia dos direitos civis e políticos contra o Estado absolutista. A essa primeira geração, alguns estudiosos chamam de negatividade, porque a ideia era se contrapor à atuação do Estado e o objetivo era reduzir, negar essa atuação. (Luiz Marine)

Declaracao

A Declaração dos direitos humanos e o trabalho no MOVA-Brasil

A partir desse momento, o diálogo ocorreu com as colaborações dos participantes, cada um procurando estabelecer a relação entre a evolução dos direitos humanos, o contexto sócio-histórico e o papel dos movimentos sociais, como atestam as frases abaixo:

Interessante perceber como esses direitos se desenvolvem a partir de demandas históricas. (Mariana Galvão)

Trabalhar com direitos humanos pressupõe que deve existir uma mudança de atitude, de ver o outro e enxergá-lo com humano. (Josileide Silveira)

Outro aspecto importante é percebermos o papel das organizações, movimentos sociais e sindicais na construção desses direitos. (Dalila Calisto)

Pensando no artigo citado pela Simone (XXVI), acho importante destacar o papel do MOVA na educação em prisões, e isto se relaciona com a Declaração Universal. (Dilne Gonzaga).

As pessoas participantes elogiaram as sínteses elaboradas por Simone Chung e avaliaram o encontro positivamente, porque trouxe informações e reflexões importantes sobre as gerações, a Declaração e o trabalho do MOVA-Brasil sobre os direitos humanos.