Todos juntos pela Educação!

Desde 2003, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reúne mais de 100 países para juntos promoverem a Semana de Ação Mundial pela Educação (SAM). Trata-se de uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE), cujo objetivo é envolver a sociedade civil num processo de mobilização com incidência política, pressionando os governos para cumprirem os acordos internacionais da área, dentre eles o Programa de Educação para Todos (UNESCO, 2000).folder.indd

No Brasil, a 12ª Semana de Ação Mundial, coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação — da qual o Instituto Paulo Freire participa –, em parceria com outros movimentos, organizações e redes, está ocorrendo no período de 21 a 27 de setembro de 2014, com o tema Direito à educação inclusiva: por uma escola e um mundo para todos.

O Projeto MOVA-Brasil orientou as equipes, os coordenadores de núcleo e monitores dos 10 polos, para desenvolverem atividades relacionadas à educação inclusiva, com destaque para a inclusão de pessoas com deficiência, nas turmas do projeto, no período de 22 a 25 de setembro.

As sugestões da direção e da coordenação pedagógica nacional do Projeto MOVA-Brasil foram no sentido de subsidiar o conjunto dos educadores e orientá-los sobre algumas possibilidades de desenvolvimento do tema da Semana Mundial, envolvendo leituras, palestras, filmes, debates, oficinas, elaboração de cartazes e outras atividades educacionais, tendo como referência as seguintes questões:

  • Existem pessoas com deficiência na nossa comunidade? E que tipos de deficiências podemos destacar?
  • Quais as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no seu cotidiano?
  • A educação inclusiva está sendo garantida às pessoas com deficiência na comunidade?
  • O que falta e o que podemos fazer para fortalecer a educação inclusiva às pessoas com deficiência? Quais órgãos e instituições devem ser acionados?

O resultado dessa mobilização em torno da educação inclusiva poderá ser verificado nas próximas matérias sobre o assunto, na semana de 29 de setembro a 3 de outubro, aqui no site do Projeto MOVA-Brasil.