Mística e acompanhamento das aprendizagens dos educandos são destaques no primeiro dia da 3ª Formação de Coordenação de Polo no RS

Por Luiz Marine

1o_dia_formacao_281014 (6)

Às 15 horas da terça-feira (28/10/2014), teve início a 3ª Formação Continuada de Coordenação de Polos do Projeto MOVA-Brasil, na cidade de Porto Alegre (RS), com 27 participantes. Abertura, mística, e o debate sobre o processo de acompanhamento das aprendizagens dos educandos foram os assuntos do dia.
1o_dia_formacao_281014 (1)Após a abertura da formação, por Francisca Pini, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire e representante do Comitê Gestor do Projeto, ressaltando a cidade de Porto Alegre como o berço do Fórum Social Mundial – uma resposta dos movimentos sociais ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça –, as equipes dos polos Maranhão e Minas Gerais desenvolveram uma mística convidando os participantes a relatarem desafios e avanços vivenciados na realização do trabalho nos polos, núcleos e turmas do Projeto. Esse momento foi coordenado por Maria Afonso e Luzia Alane, do Polo MG; Jorge Freitas e Dalila Calisto, do Polo MA.

Outro momento essencial do primeiro dia do encontro de formação foi o debate sobre o processo de acompanhamento das aprendizagens dos educandos, coordenado por Dilene Gonzaga, da Coordenação Pedagógica Nacional. Representantes dos polos falaram sobre os avanços e dificuldades encontradas nas intervenções e encaminhamentos acerca das orientações e da metodologia desenvolvida nas formações e nas turmas de alfabetização, refletindo coletivamente sobre a complexidade envolvida nesse processo.

Após a reflexão inicial, os participantes dividiram-se em grupos para analisar alguns portfólios dos educandos como produto desse acompanhamento e das aprendizagens dos alfabetizandos, considerando atividades de leitura, escrita, participação, oralidade e conhecimentos matemáticos. Os grupos também tinham como tarefa elaborar atividade de intervenção didático-pedagógica como subsídio para o processo de alfabetização.

Foi um momento rico de reflexão e elaboração de atividades acerca de um assunto central para o desenvolvimento do Projeto MOVA-Brasil, que envolve uma concepção de educação popular, com o rigor metódico sobre o qual nos fala Paulo Freire.

A 3ª Formação Continuada de Coordenação de Polos do Projeto MOVA-Brasil vai até o dia 31/10/2014.