Momentos marcantes na opinião de quem viveu

3ª Formação Continuada de Coordenação dos Polos e X Encontro Nacional da Rede MOVA

IMG_5010“Um turbilhão de emoções com o relato da história de vida dos educandos do Projeto, simplesmente lindo e emocionante e sobretudo a certeza de que estamos no caminho certo”. 

Esse foi o depoimento de Luzia Alane, assistente pedagógica do Polo Minas Gerais sobre os encontros.

IMG_4488Já, Luiz Marine, da coordenação pedagógica nacional do projeto MOVA-Brasil, disse: “Na 3ª Formação Nacional Continuada de Coordenação de Polo, contamos com a presença do representante do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e de educandas e educandos do projeto, tornando o evento um momento de rara beleza, importantes reflexões, grandes aprendizagens e muita emoção. Com a fala de Mauro, representante do MEC, vislumbramos novas veredas no campo da EJA, e com os depoimentos dos educandos, a seiva que nos alimenta no percurso dessas veredas.

Simone Lee, assistente pedagógica de educação de adultos, afirmou: “A formação que aconteceu em Porto Alegre foi um momento muito especial. Ouvir os depoimentos dos educandos nos dá força e esperança para continuar na luta pelo direito à educação de todos.

IMG_4637

“A participação dos Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil na 3ª Formação Continuada e no X Encontro da Rede MOVA Brasil desvelou a grandeza e amplitude deste Projeto. Foram muitos depoimentos de educandos e educandas que fizeram IMG_4613questão de afirmar o quanto suas vidas foram transformadas a partir do momento que passaram a ler, além das palavras, o mundo que os rodeia. Foi emocionante ouvi-los dizer que não vão mais parar, pois perceberam que há pessoas que lutam por eles e que agora também querem lutar pelos outros.” (Alessandra Rodrigues dos Santos – coordenadora pedagógica da área de Educação de Adultos)

Foram momentos de muita emoções e troca de aprendizagem. A participação dos educandos foi de grande valia aos presentes:

“A emoção de presenciar os IMG_4705depoimentos dos educandos e educandas em nossa formação, nos mostra que a luta pelo saber e pelo conhecimento não pode cessar de maneira alguma e que temos que continuar nessa batalha por todos e todas“. (André Martins – Auxiliar administrativo do Polo Ceará)

“Foram dias de muito aprendizado e emoções… a cada depoimento dos educandos, só confirmava o que sinto e acredito, que é possível construir um Brasil aonde todos tenham oportunidades iguais.  Lutar sempre”.
 (Claudia Viana – Assistente pedagógico do Polo Ceará)

IMG_4677“Das dimensões da liberdade, a educação é a porta mais estreita que conduz a caminhos mais longos”. (Iran Gomes – Coordenador pedagógico do Polo Ceará)

“São os relacionamentos que nos acrescentam experiências, sabedoria e cuidado com o outro”. (Giselia de Carvalho – Auxiliar administrativa do Polo Rio Grande do Norte)

“Os conhecimentos adquiridos através da Formação Nacional em Porto Alegre RS, permitiu uma reflexão do quanto é importante ser um Educador Popular através das discussões e socializações, que com certeza contribuirão para o meu crescimento como educadora”. (Rozilane Marques – Assistente pedagógica/ Polo Rio Grande do Norte)IMG_4792


Galeria de fotos da 3ª Formação Continuada

Galeria de fotos da X Encontro Nacional da Rede MOVA