Parceria com Fórum de EJA fortalece a continuidade dos estudos dos educandos e a permanência do educador do MOVA-Brasil nas turmas

FOTO 07Como em todos os anos, a ação de encaminhamento para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Polo Alagoas, ocorre por meio dos diálogos com as secretarias municipais e estaduais de educação e fóruns de EJA, que destaca, durante toda a etapa, a continuidade dos estudos como um direito dos educandos (as).

FOTO 06Essas ações articuladas resultaram num trabalho de impacto positivo em 2014. Com base na Resolução 48/2013, será possível dar essa continuidade, a algumas turmas, com o mesmo educador do Projeto MOVA-Brasil, e no mesmo local. Este avanço demonstra uma preocupação do estado com aqueles que não tinham oportunidade pela não oferta de turmas em suas localidades.

Desde a última Formação Geral (em setembro), o Polo Alagoas está dialogando com a gerência estadual de EJA para a efetivação da ação. Nesta terça-feira (11 de novembro), aconteceu o primeiro encontro com os alfabetizadores que estarão ingressando nesta nova etapa. A Formação Inicial já está agendada para a próxima quarta-feira (19 de novembro), no Centro de Formação (CENFOR) em Maceió.

FOTO 01As aulas iniciarão no dia primeiro de dezembro. “O objetivo é dar início ao PEJA [Programa de Expansão da Educação de Jovens e Adultos] sem férias ou recesso, para não perdermos esses educandos que estão ansiosos para darem continuidade”, afirma Leilson Oliveira, técnico da gerência da Secretaria Estadual de Educação.

Trata-se de um importante reconhecimento da atuação do MOVA-Brasil no estado, oportunizando a continuidade dos estudos aos educandos do Projeto e a permanência dos alfabetizadores nas turmas de alfabetização, agora, pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. E tudo isso dentro da legalidade estabelecida pela Resolução 48/2013.

FOTO 03É uma grande vitória, um avanço enorme no combate ao analfabetismo na região e pode servir como um incentivo fundamental para outras localidades do Projeto MOVA-Brasil, considerando-se as especificidades.