Educandos fortalecem a cidadania no Encontro de Pernambuco

mesa_de_aberturaO Polo Pernambuco realizou, no dia 12 de novembro de 2014, na cidade de Carpina, o IV Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil.

IMG-20141112-WA0005Com o tema “EJA nos dias atuais, fortalecendo a cidadania e a inserção no mundo do trabalho”, a mesa de abertura contou com as presenças de Elisaneide, do Núcleo de São Lourenço; Cícero, de Serra Talhada, Núcleo Goiana; Ivaneide, Carpina II; Genilda, Carpina I; Marlene, Petrolina I; Maria do Socorro, Petrolina II; Jonas; Leilane, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco; Lourdes, assistente pedagógica do Polo; Renilson Oliveira, presidente do Sindserpe; professor do IPA, Francisco; e Fran Pini (diretora do Instituto Paulo Freire e representante do Comitê Gestor do Projeto MOVA-Brasil).

A apresentação cultural do Encontro ficou por apresentacao_cultural_escola_de_sambaconta da beleza e elegância do casal de mestre sala e porta bandeira da Escola de Samba Unidos da Vila de Carpina.

Na sequência, os(as) educandos(as) dividiram-se em cinco Círculos de Cultura: 1- Educação Popular na perspectiva da educação cidadã, 2- Alfabetização, Profissionalização e Desenvolvimento, 3- Ler o Mundo com consciência crítica, 4- Busca pela Garantia do Direito à Profissionalização e 5- Perspectiva do Trabalho no campo: formação para a cidadania.

O Encontro seguiu com inúmeros momentos marcantes. Destaques para a fala de Cícero, educando do MOVA, de Serra Talhada, que abordou a importância da cultura orgânica, elencando muitas vantagens na prática, como o não uso de fertilizantes, e agrotóxicos, produção de alimentos mais saudáveis, trabalho em sistema de consórcio e melhores ganhos com a colheita.

Confira o vídeo do educando Cícero, de Serra Talhada, falando mais sobre a Horta Mandala:

cicero-300x220
Os presentes tiveram a oportunidade de conhecer, no espaço onde ocorreu o Encontro, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, município de Carpina, uma Horta Mandala, “feita de forma circular, em que há criação de galinhas, cujo esterco é adubo para a plantação das verduras; e o resto das verduras, alimenta as galinhas”, explicou Cícero, educando de Serra Talhada.


A educanda Marlene, de Carpina, deu o seu depoimento sobre o projeto:

marlene2-300x219

A plenária final do Encontro propôs:

1. Políticas públicas que favoreçam aos educandos de EJA a continuidade dos estudos.

2. Bolsa auxílio para transporte, quanto necessário.

3. Cursos de geração de renda no campo da economia solidária.

4. Inserção no mundo da informática.

5. Considerar os saberes adquiridos ao longo da vida, no processo de alfabetização.

6. Que a EJA adote a metodologia freireana.

7. Incentivar a participação social, pois o MOVA mobiliza todos para lutar por direitos.

8. Assegurar exames oftalmológicos e óculos, para os educandos/as do MOVA/EJA.

9. Cursos profissionalizantes para jovens e adultos.

10. Oportunizar aos jovens da EJA, a inserção no 1º Emprego.

11. Estabelecer parcerias com Instituto de Pesquisa durante a alfabetização para orientar quem mora no campo.

12. Ter incentivo aos pequenos investimentos na comunidade.

13. Que a EJA acolha os educandos do MOVA.