Memorial Paulo Freire é destaque no Encontro de Educandos e Educandas do Polo RN

capa_mova_endontro_educandos_rn

O IV Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil, no Polo Rio Grande do Norte, teve como tema “O Direito a ter Direito a uma Educação Popular em Direitos Humanos” e foi realizado no dia 26 de novembro.

Estiveram presentes no encontro aproximadamente 200 pessoas, entre eles 80 educandos e educandas; coordenadores locais; monitores; a representante do Instituto Paulo Freire, Simone Lee; a equipe do polo; o articulador social do Rio Grande do Norte, Jailson Morais, e cerca 25 representantes de instituições parceiras do projeto no Estado.

O Encontro teve início com a mesa de abertura e as falas de saudação de 13 parceiros. Em seguida, houve Círculo de Cultura com depoimentos de educandos e educandas sobre a importância do Projeto MOVA-Brasil em suas vidas.

Após o almoço, os educandos e educandas dividiram-se em grupos nos Círculos de Cultura:
1. Pescadores
2. Índios
3. Quilombolas
4. Ciganos
5. Educação Inclusiva

Ao final  do Encontro cada grupo elaborou uma carta de reivindicação com as propostas surgidas nas discussões que foram socializadas na plenária final.

Memorial Paulo Freire

encontro_educandos_rn_mova (6)

O local escolhido para a realização do Encontro de Educandos foi a Ufersa – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Campus Angicos.

encontro_educandos_rn_mova (4)

encontro_educandos_rn_mova (3)

onono

E é no Campus Angicos da Ufersa que está sendo construído o Memorial Paulo Freire. As obras, que tem prazo para conclusão no próximo ano, foram visitadas pelos participantes do Encontro.

A construção do Memorial Paulo Freire faz parte das comemorações do cinquentenário das 40 Horas de Angicos, iniciativa pioneira voltada para a educação de jovens e adultos, desenvolvida pelo educador, que alfabetizou 300 pessoas em 40 horas.

encontro_educandos_rn_mova (2)

Confira as bonitas imagens do Encontro Estadual de Educandos e Educandas do Projeto MOVA-Brasil, no Polo Rio Grande do Norte.