Coordenação pedagógica nacional visita turmas do polo Alagoas

2_educando_barra_nova_marechal

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, a coordenadora pedagógica nacional do Projeto MOVA-Brasil, Mariana Galvão, realizou visita de acompanhamento presencial ao polo Alagoas.
Neste período, participou da II Formação Continuada de Coordenadores(as) Locais e também visitou as turmas nos municípios de Marechal Deodoro e Maceió.

 

1_turma_ivonez_marechal_taperagua

Elenice Peixoto e Valéria Gonçalves, da equipe do polo AL, dialogam com educandos(as) da turma de Taperaguá

Marechal Deodoro
Acompanhada da coordenadora do polo, Elenice Peixoto, e da auxiliar administrativa, Valéria Gonçalves, em Marechal Deodoro, Mariana visitou as turmas das comunidades Taperaguá e Barra Nova. Instaladas em localidades afastadas do centro turístico do município, as turmas têm identificados problemas como ruas pouco iluminadas, falta de calçamento (o que torna o deslocamento muito difícil no período das chuvas), ausência de saneamento e abastecimento de água, poluição ambiental e violência, e têm debatido nas salas de aula sobre a melhoria da qualidade de vida nas comunidades. Outro item bastante presente nos debates é a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios, que ainda é pouco significativa. “Algumas poucas escolas ofertam EJA aqui em Marechal. A maioria é no centro da cidade, e aqui, nos povoados, as pessoas adultas não têm essa possibilidade de continuar a estudar”, afirma Ivonez Ferreira dos Santos, monitora da turma do povoado Taperaguá.

Discutir com os(as) educandos(as) sobre a EJA como uma questão de direito é uma maneira de envolvê-los(as) nessa luta. “O MOVA-Brasil tem o compromisso de encaminhar os(as) educandos(as) do Projeto para a EJA. O compromisso de vocês, educandos(as) é com a permanência no projeto até o final da etapa. E o compromisso da monitora é o planejamento de aulas contextualizadas, que levarão vocês a adquirir a leitura e a escrita até o final. Aqui cada um tem o seu papel”, dialogou Mariana com os(as) educandos(as).

5_clemilda_benedito_bentes

Turma no Conjunto Selma Bandeira, no bairro Benedito Bentes (Maceió)

Maceió
Na periferia da capital de Alagoas, Mariana e a equipe do polo visitaram algumas turmas nos bairros Benedito Bentes, Selma Bandeira, Bela Vista e Cidade Sorriso. Na turma da monitora Clemilda Silva de Oliveira, no Conjunto Selma Bandeira, 19 educandos(as) estavam presentes. Com eles(as), Mariana pôde conversar sobre a continuidade dos estudos na EJA e sobre a realização de cursos de formação profissional. Algumas educandas afirmaram terem interesse pela oferta de curso de cabeleireiro e manicure. “Com a alfabetização, a continuidade dos estudos na EJA e a realização de cursos de formação profissional, nós acreditamos poder contribuir com a melhoria da qualidade de vida de vocês. É esse o nosso compromisso: com o crescimento do país através da mudança dessa realidade terrível que é o analfabetismo”, afirmou Mariana.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!