Coordenação Pedagógica Nacional conhece as especifidades das turmas do Polo Alagoas

DSCN1137

Núcleo Vencendo Desafios durante a I Formação Geral Continuada.

Na semana de 24 a 28 de agosto a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, realizou acompanhamento presencial ao polo Alagoas. Durante o período, participou da I Formação Continuada Geral e fez visitas a turmas nos municípios de São Luiz do Quitunde e Flexeiras.

A I Formação Continuada Geral foi realizada em Maceió, no Recanto Coração de Jesus, e teve a participação dos 45 monitores e dos 3 coordenadores locais que compõem o polo nesta etapa. Foram garantidos momentos pedagógicos, com a realização de oficinas sobre etnomatemática, escrita, leitura e oralidade, além de orientações sobre ações previstas nesta etapa, como o Seminário de Práticas; o Encontro Estadual de Educandos e a socialização do PEPP dos núcleos.

DSCN1151

José Roberto da Silva, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participou da Formação analisando a atual conjuntura nacional.

Essa Formação trouxe aos trabalhadores a importância da dimensão política no Projeto, na medida em que a alfabetização precisa estar atrelada ao processo de conscientização e libertação dos educandos e monitores. Para isso, a equipe do polo contou com José Roberto da Silva, liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fez uma análise da conjuntura política atual.

DSCN1103

Maria do Socorro dos Santos, do IFAL (Instituto Federal de Alagoas), edbateu sobre “A EJA, o trabalho e a formação profissional” com os participantes da Formação.

O encontro teve também a contribuição de Rosário de Fátima da Silva (educadora e militante do Fórum de EJA), que mediou um debate sobre a diversidade religiosa no contexto da sala de aula; e Maria do Socorro dos Santos, do IFAL (Instituto Federal de Alagoas), que falou sobre o tema “A EJA, o trabalho e a formação profissional”, momento de apropriação de questões referentes à formação profissional em uma perspectiva emancipatória.

m

m

m

Ainda na manhã deste dia realizou-se um momento de nutrição cultural, com a degustação de produções de educandas das turmas de São Luiz do Quitunde e Flexeiras que estão realizando o curso de beneficiamento da macaxeira, principal produto dos assentamentos do litoral norte do estado. Uma diversidade de quase 80 tipos de doces e salgados serão ensinados no curso, oferecido a partir da parceria do MOVA-Brasil com a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas (OCB-AL) e SEBRAE de Alagoas, que está financiando os cursos de associativismo e empreendedorismo.

DSCN1206

Evanya Maria Maciel, coordenadora de Comunicação e Sistema de Informações da Petrobras-AL.

A Formação contou ainda com a participação de uma grande parceira do Projeto no Estado, Evanya Maria Maciel (coordenadora de Comunicação e Sistema de Informações da Petrobras-AL). Em sua fala, Evanya destacou sua paixão pelo trabalho e a árdua – mas prazerosa – tarefa de transformação social em que todos estão envolvidos.

m

m

m

m

Na quinta-feira (27 de agosto), a equipe do polo e a coordenadora nacional visitaram turmas em assentamentos e na cidade, na região do litoral norte do estado. No assentamento João Pedro Teixeira e no Alto da COHAB pôde-se observar turmas com 17 e 14 educandos respectivamente, e foram vivenciadas aulas contextualizadas e educandos muito comprometidos com o seu processo de alfabetização, pois apesar das chuvas e de haver muita lama nas estradas, as turmas visitadas tinham ótima frequência.

Na sexta-feira (28 de agosto), a assistente pedagógica Bethânia Araújo e a coordenadora nacional, Mariana Galvão, realizaram uma reunião com as monitoras, os educandos, comunidade e parceiro local envolvidos com as 4 turmas do município de União dos Palmares. A reunião foi realizada no Quilombo Muquém, que possui duas turmas do Projeto MOVA-Brasil (além de duas turmas na sede). A reunião foi realizada a partir dos Temas Geradores “Meio Ambiente”, “Cultura”, “Infraestrutura” e “Políticas Públicas”, com o objetivo de envolver os parceiros locais na realização do Plano de Mobilização e Intervenção Social, que pretende enfrentar coletivamente as situações significativas identificadas na Leitura do Mundo.

DSCN1195

Apresentação de capoeira com a comunidade Muquem e Núcleo Guerreiros do MOVA.

O Sr. Aldo Delmiro Nunes, presidente da Associação Remanescente Quilombola Sítio Muquém, afirmou que o MOVA-Brasil tem levado a comunidade a refletir e se mobilizar pela garantia dos seus direitos:

“A primeira coisa foi a própria vinda do MOVA para cá, pois o poder público, a Secretaria de Educação daqui não queria, não deram apoio nenhum. De lá pra cá, a comunidade já fez a leitura do mundo, já fizeram a Festa Cidadã e hoje, com a presença de vocês aqui, é mais um incentivo de que a gente precisa seguir na luta e, principalmente, que nós não estamos sozinhos”.

Nessa visita foram tirados alguns encaminhamentos, como dar subsídio teórico e orientação às monitoras sobre as formas de fortalecer a luta quilombola; buscar cursos de formação profissional relacionados às demandas do local (como a comercialização de produtos do artesanato da comunidade) e fortalecer a questão da continuidade da escolarização dos educandos na EJA na própria comunidade, após o término do Projeto. Esperamos que a força ancestral dos quilombolas que habitaram a Serra da Barriga continue movendo a comunidade do Muquém na luta pela conquista dos seus direitos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!