Formação Continuada do Polo Alagoas tem visita de pesquisador da Universidade de Coimbra

II Formação geral Continuada

Participantes da II Formação Geral Continuada com monitores e coordenadores locais do Polo Alagoas.

A II Formação Geral Continuada com monitores e coordenadores locais do Polo Alagoas ocorreu no período de 10 a 12 de novembro, no recanto Coração de Jesus, na capital alagoana. Os principais objetivos foram: ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização dos(as) educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil; refletir sobre a Educação Popular no contexto do ENEJA; refletir sobre a atualização do PEPP e sua relação com as metas do Projeto; fortalecer o entendimento da alfabetização matemática dos educandos a partir da etnomatemática como princípio teórico; socializar a prática alfabetizadora e dialogar a respeito da continuidade de egressos do MOVA na EJA.

Leilson Oliveira– supervisor Estadual de Educação de Jovens e Adultos

Leilson Oliveira, supervisor estadual de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A Formação teve caráter político-pedagógico, com reflexões e contribuições dos monitores, coordenadores locais e demais convidados parceiros, como Leilson Oliveira – atual supervisor de Educação de Jovens e Adultos do Estado – que com objetividade orientou e reforçou quanto aos encaminhamentos de educandos egressos do Projeto para a EJA, disponibilizando-se para mediar as dificuldades em garantir a matrícula na rede por inexistência de escolas. Em sua fala, destacou o importante compromisso do Projeto em contribuir na redução do analfabetismo como parceiro do Estado.

m

A Formação contou ainda com a contribuição de Raildo Ferreira, coordenador do Fórum de Educação do Campo, que fez um resgate histórico da Educação Popular e sua contribuição para a Educação de Jovens e Adultos.

Raildo Ferreira – Fórum da Educação do Campo

Raildo Ferreira, coordenador do Fórum de Educação do Campo.

Ainda nesta Formação foi realizado o V Seminário de Práticas Estadual, no qual educadores puderam apresentar suas práticas pedagógicas refletindo sobre seus avanços e desafios a serem superados:

“Na sala de aula de EJA aprendemos o tempo todo. Fico emocionada quando vejo que aquilo que é muito simples e comum pra gente, muitos dos nossos educandos ainda não conseguem realizar. Isso me faz buscar mais e me esmerar na busca pelo aprendizado”. (Leila Quaresma, educadora).

“O Seminário de Práticas nos Núcleos foi uma verdadeira Formação, nos debruçamos a estudar e refletir naquilo em que estávamos realizando, refletindo sobre a nossa prática cotidiana”. (Monica Silva, coordenadora local do Núcleo Movimentando Saberes).

– oficina pedagógica

Oficina pedagógica.

“Esse momento é de grande aprendizado para todos nós. Nesta Formação está o resultado do nosso acompanhamento e dos avanços de todos. É visível durante a realização do Seminário de Práticas a transformação que a pedagogia freiriana fez na vida de todos nós”. (Maria Bethania, assistente pedagógica do Polo Alagoas).

Para encerrar esse momento com a amorosidade e humildade de um educador popular, a Formação contou ainda com a participação especial de um militante da Educação de Adultos, o professor doutor Joaquim Alcoforado, renomado pesquisador da modalidade na Universidade de Coimbra, em Portugal. Em sua fala, destacou a beleza de se alfabetizar valorizando a cultura local e a história de vida dos sujeitos:

“O educador é um mediador de transformações sociais e pessoais, daí o seu importante papel em conhecer e acompanhar as histórias e a mudanças na vida das pessoas. É se importar com o que as pessoas querem. É um processo contínuo de conhecer – refletir criticamente e construir novos projetos”.

Professor Luis Alcoforado2

O professor Joaquim Alcoforado, da Universidade de Coimbra.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!