Encontros Municipais de Educandos e Educandas no Polo Amazonas

Ocorreram entre os dias 13 e 26 de setembro os Encontros Municipais de Educandos e Educandas nos municípios de Careiro; Careiro da Várzea; Itacoatiara; Manaus; Manacapuru; Manaquiri e Parintins, atendidos nesta 6ª etapa do Projeto MOVA-Brasil no Polo Amazonas.

Os temas que orientaram os Encontros foram Educação Profissional e EJA por uma Política Pública de Valorização dos Saberes. Nos círculos de cultura, os debates foram sobre a Avaliação da EJA como Política Pública, Avaliação da Educação do Campo, PEC 72 e Trabalho Doméstico, Política de Formação Profissional para as Comunidades Ribeirinhas e Economia Solidária na EJA.

Foram mobilizados 724 pessoas, entre educandos, monitores, coordenadores e parceiros locais, para realização destas atividades. Em alguns municípios, puderam contar também com a presença de colaboradores do projeto, equipe do polo, articuladores locais e sociais como o Aldemir Caetano e Paulo Neves, e ainda do representante da diretoria do Sindipetro Amazonas, Roberto Pinheiro.

Os Encontros Municipais são momentos nos quais temos a oportunidade de avaliar se nossos objetivos de alfabetizar e contribuir com a Leitura do Mundo do educando estão sendo alcançados, além dos educandos poderem se expressar, sem medo de expor suas inquietações.

Dentre os depoimentos dos educandos, destaca-se o da educanda Edimeia Ribeiro de 65 anos, que perdeu a visão há oito anos:

“O Projeto MOVA-Brasil trouxe a minha vida novamente, pois quando perdi minha visão pensei que jamais poderia fazer o que estou fazendo. Hoje já consigo assinar meu nome e ainda posso ensinar para os meus colegas do MOVA a arte que faço e que pensei que jamais poderia voltar a fazer.”

Edimeia é da turma Paulo Correa II, Núcleo Parintins e faz arranjos de flores de emborrachado e papel crepom. Ela também realizou uma oficina para ensinar seus colegas a fazerem o seu artesanato.

Outro depoimento marcante também foi do articulador local do município de Parintins, Emanuel Medeiros:

“O MOVA em Parintins tem contribuído para erradicação do analfabetismo no município. Onde o poder público não chega o MOVA está. E esse é seu diferencial, com uma metodologia inovadora e pessoas comprometidas, dispostas a fazer a diferença neste estado.”


0 Comentários

Os comentários estão fechados.