Leitura do Mundo com monitores e coordenadores locais foi destaque na Formação Inicial do Polo Amazonas

FOTO FINAL ULTIMO DIA DE FORMAÇÃO

A Formação Inicial com monitores e coordenadores locais, atividade que foi realizada na Inspetoria Laura Vicuña, na capital do estado do Amazonas, Manaus, e aconteceu na semana de 8 a 12 de junho de 2015, assim como nos demais estados do País que fazem parte desta etapa do Projeto MOVA-Brasil.

A realização de exames médicos admissionais e o recebimento da documentação de cada trabalhador e trabalhadora do Projeto MOVA-Brasil pela auxiliar administrativa, Keith Oliveira, ocupou a manhã do primeiro dia da Formação.

ARTICULADOR SOCIAL PAULO NEVS EM ABERTURA DA FORMAÇÃO INICIAL.

Articulador social, Paulo Neves, na abertura da Formação Inicial

No período da tarde foi realizada a abertura solene da Formação Inicial. A mesa foi composta pelo articulador social, Paulo Neves; coordenadora do Polo Amazonas, Alice Aidem; representante do Instituto Paulo Freire, Renata Alves Roza, pelo parceiro local de Manaus, Edvaldo Barreto; parceiro local de Manaquiri, André Marsílio; além de coordenadores locais que estarão atuando nesta 7ª etapa do Projeto.

Na fala do articulador social Paulo Neves foi destacada a importância do Projeto para o estado e a seriedade como os trabalhos são conduzidos tanto em âmbito estadual como nacional.

A coordenadora do Polo Amazonas Alice Aidem agradeceu a presença de todos e reafirmou a dimensão da missão de se trabalhar com sonhos de homens e mulheres que almejam ter um direito garantido constitucionalmente que um dia lhes foi negado, o de ler e escrever. Na oportunidade, Alice lançou o livro “História de Vida dos Educandos e Educandas do MOVA-Brasil”, com distribuição de exemplares para todos os monitores, coordenadores, parceiros e articuladores sociais.

A educadora e representante do Instituto Paulo Freire, Renata Roza, que participou pelo segundo ano consecutivo da formação inicial de monitores e coordenadores locais do Polo Amazonas ressaltou a importância do momento inicial e o compromisso assumido por todos desde o instante em que foram pré-selecionados até a efetiva participação na Formação. Reafirmou ainda que todo educador popular deve ser um constante pesquisador no campo da educação e que, para isso, podem e devem utilizar-se dos materiais disponibilizados pelo Projeto, bem como acessar os sites do Instituto Paulo Freire e do Projeto MOVA-Brasil.

Os parceiros locais agradeceram pela oportunidade de, em mais um ano, o projeto contemplar seus municípios e salientaram a grande contribuição dada pelo MOVA-Brasil na redução dos índices de analfabetismo em cada localidade.

Já os coordenadores locais dos seis municípios atendidos (Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Manaus, Manacapuru e Manaquiri) enfatizaram o entusiasmo para realizar um trabalho de qualidade ao longo desta etapa. Ao final do ato cerimonial de abertura o assistente pedagógico Deywison Souza repassou orientações e firmou combinados relacionados aos Princípios de Convivência com os monitores e coordenadores locais referentes aos dias de Formação que se seguiriam.

Na Formação foram realizadas oficinas referentes à psicogênese da língua escrita; identificação dos níveis de escrita dos educandos, além de sistematização dos dados da Leitura do Mundo.

MONITORES EM PROCESSO DE LEITURA DE MUNDO EM CAMPO DURANTE FORMAÇÃO GERAL.

O conhecimento da realidade local foi um dos destaques da Formação.

O destaque da Formação Inicial foi a realização do processo de Leitura do Mundo em campo, que foi garantido com todo o grupo que saiu na prática para vivenciar a rica experiência de levantamento dos dados da realidade nas dimensões cultural, socioambiental, socioeconômica, política e social. Ao final da formação foram construídos os planos de aula referentes à primeira semana de aula, de forma coletiva, com todos contribuindo de maneira significativa. Foram firmados ainda, os encaminhamentos e orientações administrativas ao final dos cinco dias de formação.


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