Visita à núcleo no Amazonas mostra impactos das cheias na vida dos educandos

articulador social realizando visita a casa dos educandos

O município de Careiro da Várzea sofre com as enchentes da região, que possui 95% de sua área composta por terras de várzea.

A força das águas que movem rios e vidas tem modificado o cotidiano de milhares de famílias no Amazonas em 2015. Na capital e nos municípios do interior a intensidade histórica do volume de chuvas tem gerado diversos transtornos nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, e foi pensando nos impactos causados pelas cheias na realidade dos municípios e população de núcleos que compõem o Polo Amazonas que, no dia 24 de junho de 2015, o articulador social Paulo Neves e o assistente pedagógico Deywison Souza realizaram uma visita ao núcleo mais afetado pela enchente.

Em visita ao município de Careiro da Várzea, que possui 95% de sua área composta por terras de várzea, pode-se verificar o quanto esses guerreiros e guerreiras lutam a cada dia, enfrentando os mais variados perigos para garantir um sonho; um direito que um dia lhes foi negado – o direito de estudar!

articulador social PAULO NEVES visita nucleo Careiro da Varzea

O articulador social Paulo Neves pôde constatar as consequências da subida das águas no cotidiano local.

Paulo Neves ficou impactado em observar casas totalmente alagadas e pessoas correndo vários perigos, como o ataque de cobras, jacarés e poraquês, entre outras situações de risco às quais ficam sujeitas durante este período; além de verificar animais em situações lamentáveis, como bois dentro das águas que invadiram os pastos e galinhas em cima de marombas suspensas sobre as águas; único meio de sobrevivência nesse período.

m

Articulação social e equipe de polo realizaram visita à turma da monitora Mayara Duarte, e puderam confirmar que mesmo em meio a todas as dificuldades os educandos permanecem motivados em garantir a realização de um sonho.

Para Deywison Souza, foi emocionante ouvir depoimentos de superação dos educandos e visitar suas residências. Ele parabenizou a todos e acredita que esse desafio não irá parar esses lutadores acostumados a lidar com situações adversas.

visita a turmas pelo assistente pedagogico e articulador social

Deywison Souza e Paulo Neves em visita às turmas.

O articulador Paulo Neves destacou ainda que o Projeto tem esse objetivo de chegar em locais aonde o poder público ainda se faz ausente; e completou dizendo que, enquanto houver necessidade, o Projeto continuará com seu papel fundamental de despertar e realizar sonhos através da educação.

É importante ressaltar que há muitos educandos nesse período que se encontram em áreas de terra firme, mas que para isto precisaram abandonar suas residências, suas atividades profissionais e o convívio social. Estas situações também impactam a frequência do núcleo; e todos esperam ansiosos pela retomada de seus projetos de vida, assim que as águas baixarem.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.