Encontros Municipais de Educandos no Amazonas e a Luta pelo Cumprimento do Plano Nacional de Educação

ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCANDOS (AS) 13.11.15 MANAUS (6)

Os Encontors tiveram como o tema central “PNE e a luta por uma educação de qualidade”.

Entre os dias 13 e 20 de novembro de 2015 ocorreram os Encontros Municipais de Educandos nos seis núcleos que compõem o Polo Amazonas (Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Manaus, Manacapuru e Manaquiri). Com o tema “PNE e a luta por uma educação de qualidade”, eles tiveram como foco as metas 9,10 e 11 do Plano Nacional de Educação. Esse tema central foi dividido em cinco subtemas:

  • Educação Diferenciada.
  • Formação Profissional e EJA como politica pública.
  • Igualdade e Diversidade de Gênero.
  • Economia Solidária numa perspectiva socioambiental.
  • Educação Tradicional X Educação Popular.

No dia 13 de novembro ocorreram encontros em Caapiranga, Careiro da Várzea e Manaus, e participaram dos respectivos encontros a coordenadora de Polo Alice Aidem e os assistentes pedagógicos Deywison Souza e Maria Peixoto, que puderam presenciar os educandos participando de forma incisiva na proposição das propostas voltadas a cada subtema.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PELOS EDUCANDOS EM MANAQUIRI

Apresentação das propostas em Manaquiri.

Já no dia 17 de novembro, o assistente pedagógico Deywison Souza participou do encontro em Manaquiri, no qual estiveram presentes mais de 100 educandos que debateram a respeito das propostas levantadas durantes os encontros por sala e, juntamente com a coordenadora local Ervani Carvalho, expuseram os subtemas e puderam presenciar depoimentos emocionantes como o do educando Anderson de Freitas Ribeiro:

m

“Nós era cego (sic), o senhor entende o que eu tô falando? Tinha vista mas não enxergava nada na nossa frente, parecia que tinha uma cortina na nossa frente e isso era muito ruim. Digo era porque hoje graças ao Projeto não é mais, hoje eu já sei ler, conheço as letras, faço conta, quanto to na rua vou lendo tudo que vejo. Que esse Projeto continue transformando vidas como transformou a minha”.

ENCONTRO MUNICIPAL DE EDUCANDOS (AS) 18.011.15 ESCOLA ANDRE VIDAL MANACAPURU (2)

Encontro em Manacapuru.

O Encontro em Manacapuru ocorreu no dia 18 de novembro, com a contribuição da assistente pedagógica Maria Peixoto na organização e efetivação do Encontro, que mobilizou a presença de educandos e comunitários que puderam discutir a importância do PNE.

Encerrando a série de Encontros do estado, no dia 20 de novembro o município de Careiro realizou o último deles, fechando com chave de ouro e presença de mais de 100 pessoas na Quadra da Escola Municipal Daniel Conrado. Os educandos puderam propor aquilo que pensavam e consideraram o Encontro um exercício que valoriza a cada dia mais o Estado Democrático de Direito no qual estamos inseridos.

Os Encontros Municipais serviram como preparação para o Encontro Estadual do Polo Amazonas, que ocorrerá no dia 4 de dezembro.

CIRCULO DE CULTURA ENCONTRO DE EDUCANDOS EM CAREIRO

Círculo de Cultura durante o Encontro Municipal de Educandos de Careiro.


0 Comentários

Os comentários estão fechados.