Seminário de Práticas Alfabetizadoras do Núcleo Litoral Sul

Imagem

Monitora Sandra Litoral Sul_Editado

Monitora Sandra do Núcleo Litoral Sul

O Núcleo Litoral Sul se reuniu nos dias 21 e 22 de agosto para realizar o Seminário de Práticas Alfabetizadoras. O Tema escolhido foi Educação popular em Direitos Humanos, que são os direitos essenciais a todos os seres humanos, podendo ser civis, como o direito à vida, à igualdade e à liberdade de expressão; econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros, e coletivos, como o direito ao desenvolvimento.Logo, o tema escolhido dialoga diretamente com os temas geradores de todas as turmas do Núcleo, a saber, Saúde, Educação, Violência e Desemprego e Abandono do Poder Público.

Continuar a ler

Geração de trabalho e renda na turma da Associação de Artesã, em Muritiba (BA)

Imagem

???????????????????????????????

Educanda participa de atividade de formação de geração de trabalho e renda

As educandas da turma da monitora Ismar Vieira Cardoso – situada na sede da Associação dos Artesãos, no distrito de São José do Itaporá, Muritiba (BA), Núcleo Recôncavo II – participaram de atividade de formação de geração de trabalho e renda e qualificação profissional para o mercado de trabalho.

Continuar a ler

Núcleo Metropolitano de Salvador promove ações de cidadania e valorização da autoestima dos educandos

Imagem

Foto Visita ao Metrô turma  Centro Pop  Monitoras  Ana Cristina e Eliene  Metropolitana de Salvador 2

Turmas do Centro Pop da Baixa de Sapateiros e da Barroquinha, em visita ao metrô de Salvador

Compreendendo a perspectiva da Educação Popular de realizar ações que promovam o exercício da cidadania, ocorreram no núcleo Metropolitano de Salvador II, nas turmas do Centro Pop da Baixa de Sapateiros e da Barroquinha, localizadas no centro da capital baiana, ações educativas promovidas pelas monitoras Ana Cristina Rastely e Eliene Duarte, com o objetivo de valorizar os educandos e discutir o acesso aos espaços públicos da cidade.

Continuar a ler

MOVA-Brasil participa do Curso do Plebiscito Constituinte

Imagem

Participação do Mova-Brasil no Curso dos Mil

Participação do MOVA-Brasil no curso do Plebiscito Constituinte

No dia 26 de julho de 2014, dia da padroeira da cidade de Feira de Santana (BA), foi realizado, na Universidade Estadual de Feira de Santana, o curso do Plebiscito Constituinte, que abrangeu o território do Portal do Sertão, Sisal, Bacia do Jacuípe, Piemonte de Diamantina e do Recôncavo da Bahia em torno da multiplicação da Campanha pela Constituinte Já! (Plebiscito Popular).

Continuar a ler

Núcleo Litoral Sul participa do Seminário do Plano Nacional de Educação

Imagem


O evento, realizado no dia 04/08, no Centro de Arte e Cultura, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, contou com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação e do secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora titular da PUC Goiás, Íria Brzezinski.

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação - 04 08 14 - foto de Laíse Galvão

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (Foto: Laíse Galvão)

Continuar a ler

No Núcleo Portal do Sertão, do Polo Bahia, alfabetização e saúde com aula descontraída

Imagem

Os cuidados com a saúde e com a educação física na pauta do encontro do Núcleo Portal do Sertão

Os cuidados com a saúde e com a educação física na pauta do encontro do Núcleo Portal do Sertão

O Núcleo Portal do Sertão, da turma da comunidade do Ponto Central, realizou, no dia 11 de junho, uma aula descontraída e animada a partir do Tema Gerador “saúde”.

A monitora Maria dos Prazeres convidou o professor de Educação Física, Marcos dos Santos, e a turma participou de uma palestra na qual os assuntos abordados foram os cuidados com a saúde e a necessidade da inclusão de exercícios físicos no dia a dia, usando instrumentos bem conhecidos do cotidiano, como o cabo da vassoura, o quilo de arroz etc.

Continuar a ler

Ação de mobilização no Dia da Educação para Controle e Prevenção da Dengue no Polo Bahia

Imagem

Educandos aprenderam a criar uma armadilha com garrafa PET contra o mosquito Aedes Aegypti

Educandos aprenderam a criar uma armadilha com garrafa PET contra o mosquito Aedes Aegypti

No dia 24 de julho, os educandos da Comunidade de Vila Cachoeira, do Núcleo Litoral Sul, participaram do Dia da Educação para Controle e Prevenção da Dengue na cidade de Ilhéus. A mobilização social aconteceu por meio de palestra de caráter educativo, panfletagem, ações de conscientização e apresentação do material com explicação sobre a situação epidemiológica do município.

Continuar a ler

Mobilização, diversidade e alegria na Festa Comunitária Cidadã do Buriti, no Polo Bahia

Imagem

Exposição de artesanatos no bairro de Buriti (município de Muritiba, na Bahia)

Exposição de artesanatos no bairro de Buriti (município de Muritiba, na Bahia)

As turmas do MOVA-Brasil no Polo Bahia realizarão, entre os dias 2 e 10 de junho, a Festa Comunitária Cidadã nas comunidades onde funcionam turmas do Projeto. A coordenadora do polo, Claudiane Batista, a assistente pedagógica, Grasiela Oliveira e o coordenador do Núcleo Recôncavo 2, Juarez Paz, participaram da Festa em Buriti, bairro do município de Muritiba, no dia 2 de junho. Não faltaram alegria, diversidade cultural, pinturas e artesanatos.

Continuar a ler