Equipe do Polo Bahia faz estudo da realidade durante a Formação Inicial dos Coordenadores Locais

IMG_9997

Claudiane e Claudilene durante a Formação com os coordenadores locais

O Polo Bahia está iniciando, com muita motivação, a 6ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, que será desenvolvida em oito territórios de identidade, com 10 núcleos e 148 turmas distribuídas pelo estado.

A Formação Inicial dos Coordenadores Locais, que aconteceu de 1 a 3 de abril, no município de Feira de Santana, contou com a participação da coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga, e do articulador social, Luciomar Machado.

Claudiane Batista, coordenadora do polo, destacou a importância da proposta metodológica do projeto MOVA-Brasil, comentando sobre a vivência de estudo da realidade, realizada através de saída a campo ao centro da cidade, para que os coordenadores locais pudessem exercitar a Leitura do Mundo. O grupo foi às ruas conversar com os moradores, trabalhadores e comerciantes locais sobre a dimensão política, socioeconômica, socioambiental e cultural.

DSC06094

Leitura do Mundo: coordenadores locais conversam com comunidade

Os registros do trabalho de campo possibilitaram diversas produções como slides, cartazes, registros fotográficos, gerando uma discussão que permitiu identificar e elencar temas geradores. A proposta formativa é que os coordenadores conheçam todas as instâncias de discussão que serão vivenciadas nas turmas pelos monitores, educandos e parceiros locais.

“Essa vivência dialoga com a concepção filosófica freiriana e reafirma o compromisso da educação popular de contraposição à negação social do cidadão, partindo da realidade, problematizando-a e buscando nela intervir ao mesmo tempo em que se assegura a apropriação da leitura e da escrita” explicou Claudilene.

De 07 a 11 de abril acontece, também e Feira de Santana, a Formação com Monitores e Coordenadores Locais, que terá carga horária de 40 horas e dará continuidade às reflexões iniciadas.


5 Comentários

  1. Fabiana de oliveira Costa diz:

    Ter vivenciado essa experiência foi muito interessante pois reafirma minha convicção no legado deixado por nosso Mestre Paulo Freire. parabéns a todos da equipe !
    Abraços

  2. elias diz:

    MUITO LEGAL
    ATIVIDADE DE CAMPO

  3. elias diz:

    MUITO LEGAL
    ATIVIDADE DE CAMPO

  4. Participei do projeto mova brasil no ano de 2010 e para mim foi a oportunidade de aprender e ao mesmo tempo ensinar pessoas a realizar sonhos,alfabetizar um ser humano foi para mim a melhor experiência que ja tive gostaria muito de participar do mova-brasil novamente neste ano pois nunca é tarde para acabar com o analfabetismo na zona rural e nos assentamentos da nossa Bahia….. espero fazer parte desse projeto que estou buscando com muita vondade de fazer a diferência.
    Atenciosamente
    FABIANA ANDRADE S. GONÇALVES
    (73)99961889/91349681/81306493

    Í

    • comunicacao diz:

      Boa tarde Fabiana, tudo bem?
      Agradecemos o seu contato, envie um e-mail com esta solicitação para a Alessandra (alessandra@paulofreire.org).
      Forte abraço!

Deixe o seu comentário!