Bahia, um território de identidade

Mesa de abertura da formação Claudiane, Luciomar, Sergio, Claudilene e David

Mesa de abertura da Formação Inicial dos monitores e coordenadores locais. Da esquerda para a direita: Claudiane Batista (coordenadora do polo), Luciomar Machado (articulador social), Sergio Moreira (poder legislativo), Claudilene Gonzaga (coordenadora pedagógica nacional) e Deyvid Barcelar (presidente do Sindipetro de Feira de Santana/BA)

O polo Bahia realizou na segunda-feira (07/04), a cerimônia de abertura da Formação Inicial dos monitores e coordenadores locais da 6ª etapa do Projeto MOVA-Brasil. O evento foi realizado em Feira de Santana (BA). A formação será desenvolvida no período de 07 a 11/04.

A configuração sociopolítica e distribuição geográfica das turmas na Bahia estão vinculadas aos territórios de identidade, que se organizam por meio da constituição de 10 núcleos compostos por 148 turmas pelo interior do estado e capital.

A cerimônia contou com diversos segmentos organizados da sociedade, inclusive representações do poder legislativo, organizações sindicais e associativas.

Durante a abertura, a coordenadora de polo, Claudiane Batista, ressaltou o caráter de formação política da educação popular. “O MOVA não se propõe apenas a alfabetizar. A proposta é dar contribuições efetivas para o fortalecimento da cidadania e a luta em prol da garantia de direitos”, disse.

O articulador social Luciomar Machado acredita que para garantir os direitos negados aos educandos, ao longo de suas trajetórias de vida, é indispensável fazer uma análise crítica do contexto histórico e social. “É importante dar condições às pessoas de compreender a conjuntura atual e definir estratégias para o fortalecimento das conquistas sociais como um processo democrático e de inclusão.”

A coordenadora pedagógica nacional, Claudilene Gonzaga, comentou sobre a realização das mudanças que ocorrem em nível local. “O território é a nossa base de construção das mudanças. A comunidade é o nosso chão de identidade. Portanto, a alfabetização cidadã e emancipadora dos jovens e adultos é apenas um passo de uma educação ao longo da vida”.

A mesa contou ainda com Sérgio Moreira, poder legislativo, e Deyvid Barcelar, presidente do Sindipetro de Feira de Santana/BA. O presidente reafirmou a parceria com o MOVA-Brasil e falou da satisfação com o estreitamento do convívio com o Projeto, a partir da instalação da sede do polo no Sindipetro.

Coordenadora local do núcleo Piemonte

Coordenadora local do núcleo Piemonte

Ainda durante a abertura da 6ª etapa, na Formação Inicial, os núcleos encantaram os participantes apresentando os traços históricos e socioculturais que compõe a identidade do estado, como o cordel do Recôncavo, a poesia do Piemonte do Itapicuru, a arte teatral do Litoral Sul, dentre outras apresentações que trazem para a equipe de polo uma grande expectativa de trabalho em solo fértil em 2014.

Coordenadora Local Fabiana, nucleo Reconcavo

Fabiana, coordenadora local do Núcleo Recôncavo

Conheça o CORDEL MOVA-Brasil!


4 Comentários

  1. Ednajara Lima diz:

    Sucesso a todos na 6ª etapa do MOVA-Brasil! As apresentação foram maravilhosas e consegui interagir com a proposta do projeto.
    Parabéns!
    Fabiana, Jailde, Sanlai e Vera

  2. EDNALVA FIUZA diz:

    Parabéns a Equipe do Polo Bahia e a todos(as) Coordenadores pelo excelente Locais pelo excelente trabalho.

  3. Maria dos Prazeres Lopes Silva diz:

    Esta Formação foi repleta de momentos proveitosos que contribuíram para o enriquecimento intelectual de todos que estavam presente principalmente o momento do professor Emiliano muito obrigado a todos que formam o Projeto Mova Brasil destacando Claudiane como coordenadora de polo.

Deixe o seu comentário!