Turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil na Bahia participam de aula inaugural

Aula Inaugural 14-04, Núcleo Litoral Sul, Comunidade São Miguel -Ilhéus

Aula inaugural da turma Comunidade de São Miguel, em Ilhéus – Núcleo Litoral Sul, 14/04

Na última segunda-feira (14/04), as turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil realizaram suas aulas inaugurais. Essas aulas têm o objetivo de iniciar as atividades nas turmas e apresentar a proposta político-pedagógica do Projeto.

O Polo Bahia tem 125 turmas em funcionamento, com a previsão de participação de 2.500 educandos, parceiros locais e membros das comunidades.

No território Litoral Sul, a aula inaugural da Turma Comunidade de São Miguel, em Ilhéus, foi promovida pela monitora Adeildes Del´Rei para recepcionar seus educandos, na sede da Igreja Assembleia de Deus. Contou com a presença da coordenadora local do Núcleo Litoral Sul, Sanlai Lima, do articulador local, Cezar Charmite e a participação especial de Claudete Ribeiro, uma ex-educanda, que participou do Projeto em 2012.

Na ocasião, o articulador falou sobre a finalidade do Projeto MOVA-Brasil, que visa promover a dignidade humana e garantir aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seus destinos por meio da alfabetização cidadã. Reafirmou o compromisso da Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF) com o Projeto.

A coordenadora local falou sobre a importância da cooperação e união do grupo, imprescindível para o processo de alfabetização. Enfatizou que o processo de formação voltado à realidade local e a articulação com ações de qualificação profissional é fundamental para o aprendizado dos envolvidos.
Claudete Ribeiro, ex. educanda do MOVA-Brasil, relatou, através de um depoimento motivador, a importância do Projeto para sua vida pela oportunidade que teve de aprender a ler e escrever.

A aula contou com a realização de uma dinâmica de socialização e integração, com a apresentação do Projeto para os participantes e finalizou com uma reflexão sobre a importância do recomeço em nossas vidas.

O Núcleo Litoral Sul, nesta 6ª etapa, visa a alfabetizar 280 educandos distribuídos em 14 turmas, nos municípios de Ilhéus (8), Canavieiras (2), Itajuípe (2) e Itabuna (2).

No dia 28 de abril, o Polo Bahia realizará a segunda fase de aulas inaugurais para finalizar a instalação do total de 148 turmas nesta etapa do Projeto.


2 Comentários

  1. narilma bispo diz:

    bom dia! Quero saber o que é preciso pra participar deste projeto aqui na minha cidade Itabuna.

    • comunicacao diz:

      Boa tarde Narilma, tudo bem?
      Agradecemos o seu interesse, peço para que envie um e-mail com sua solicitação para a Alessandra (alessandra@paulofreire.org).

      Obrigada!

Deixe o seu comentário!