Mobilização, diversidade e alegria na Festa Comunitária Cidadã do Buriti, no Polo Bahia

Exposição de artesanatos no bairro de Buriti (município de Muritiba, na Bahia)

Exposição de artesanatos no bairro de Buriti (município de Muritiba, na Bahia)

As turmas do MOVA-Brasil no Polo Bahia realizarão, entre os dias 2 e 10 de junho, a Festa Comunitária Cidadã nas comunidades onde funcionam turmas do Projeto. A coordenadora do polo, Claudiane Batista, a assistente pedagógica, Grasiela Oliveira e o coordenador do Núcleo Recôncavo 2, Juarez Paz, participaram da Festa em Buriti, bairro do município de Muritiba, no dia 2 de junho. Não faltaram alegria, diversidade cultural, pinturas e artesanatos.

Organizada pelo monitor Uendel Fonseca, em conjunto com os educandos, a concentração aconteceu no bairro Buriti, uma comunidade de assentamento da divisão de duas Fazendas, Sardinha e Manteiga. A Festa é uma ação de mobilização da comunidade para todos dialogarem sobre a realidade que vivenciam.

As aulas de alfabetização da turma acontecem na sede da Associação dos Posseiros da Fazenda Sardinha e Manteiga, cedida pela presidente da entidade, a senhora Maria Antonia da Anunciação Nascimento. Ela falou sobre as dificuldades e os desafios enfrentados ao longo dos anos. “Vejo no MOVA-Brasil um diferencial, pois o Projeto trabalha partindo da realidade local da comunidade”, afirmou.

Leitura do Mundo na comunidade

Claudiane Batista sugere à comunidade a construção de uma cooperativa de artesanato

Claudiane Batista sugere à comunidade a construção de uma cooperativa de artesanato

Durante o encontro, Claudiane relatou a importância de saída a campo realizada pelos educandos e pelo monitor, enfatizando, também, a importância de a comunidade dialogar sobre as situações significativas da região. Ela também instigou as pessoas a refletirem sobre as necessidades apontadas e os meios para sanar os problemas. Além disso, a coordenadora sugeriu aos moradores que pensassem sobre a construção de uma cooperativa de artesanato, por identificar as produções expostas no local.

Apresentação musical em Buriti (BA)

Apresentação musical em Buriti (BA)

Na programação, além dos artesanatos, houve apresentações dos grupos de dança da comunidade (Dance Mix, Perfect Style, Grupo de Samba de Roda Filhos do Paraguai, Associação Cultural de Capoeira).

A Festa teve o total apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Muritiba, com a presença da secretária de Administração do município, Maria Augusta; a secretária de Ação Social, Flávia Azevedo, e artesãos da comunidade. A educanda Valmira contou que Festa lhe proporcionou expor, pela primeira vez, seu artesanato. E o educando Augusto Macedo também deixou registrado seu depoimento:

“É a primeira vez que eu vejo uma festa como essa aqui no bairro. Moro em Muritiba há 40 anos. Espero que tenha continuidade. Saímos a campo com o professor perguntando o que eles achavam da comunidade. O professor combinou os alunos, o que devia se fazer aqui na comunidade: uma festa que se fala de educação, de segurança e cultura. E a prova tá aí. Esperamos quê o evento tenha continuidade, e em outros que vierem. Meu pai me deu uma enxada como lápis, e como caderno me deu a terra e me ensinou a contar até 80. Hoje eu já assino meu nome e já leio um pouco. Eu não pego transporte errado. Dentro de pouco tempo, parece que eu nasci de outro mundo. Não só eu não: tem aluno aqui que entrou e nem sabia fazer um ‘O’ com o copo, e hoje já faz o nome em pouco tempo, pois temos apenas dois meses de trabalho.”

 Depoimento do educando Augusto Macedo, conhecido como Bule

Equipe do Polo Bahia na Festa Comunitária Cidadã da comunidade de Buriti

Equipe do Polo Bahia na Festa Comunitária Cidadã da comunidade de Buriti


1 Comentário

  1. Uendel Tosta diz:

    Tenho orgulho de fazer parte deste projeto aqui em minha comunidade !!!

Deixe o seu comentário!