Núcleo Metropolitano de Salvador promove ações de cidadania e valorização da autoestima dos educandos

Foto Visita ao Metrô turma  Centro Pop  Monitoras  Ana Cristina e Eliene  Metropolitana de Salvador 2

Turmas do Centro Pop da Baixa de Sapateiros e da Barroquinha, em visita ao metrô de Salvador

Compreendendo a perspectiva da Educação Popular de realizar ações que promovam o exercício da cidadania, ocorreram no núcleo Metropolitano de Salvador II, nas turmas do Centro Pop da Baixa de Sapateiros e da Barroquinha, localizadas no centro da capital baiana, ações educativas promovidas pelas monitoras Ana Cristina Rastely e Eliene Duarte, com o objetivo de valorizar os educandos e discutir o acesso aos espaços públicos da cidade.

As turmas são compostas por educandos(as) que estão em situação de rua. No dia 23 de julho, aconteceu a visita ao metrô de Salvador, local que os moradores de rua comumente são impedidos de circular. Um dos educandos fez o seguinte relato para a educadora: “Se não tivesse com a camisa do Projeto e com a senhora, os seguranças não deixariam eu entrar; iam achar que eu ia pedir ou roubar alguém.” A excursão foi algo marcante para os educandos, pois não foram vistos como moradores de rua e sim como estudantes e cidadãos que têm direito a circular por todos os espaços públicos da cidade.

palestra sobre Higiene e Saúde turma  Centro Pop

Palestra sobre Higiene e Saúde

Já no dia 24 de julho, os educandos participaram da palestra sobre Higiene e Saúde, organizada pela estagiária do curso de Serviço Social e promovida pela Rede Nacional em Defesa dos Portadores de HIV, que possibilitou uma roda de diálogos sobre DST e AIDS. Ao final da conversa foram distribuídos kits de higiene pessoal e preservativos sexuais.

Para valorizar a autoestima dos educandos, a parceira Ivana Gomes realizou limpeza de pele, e o educador social Danilo, funcionário do Centro Pop, cortou o cabelo dos mesmos.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!