Intervenção social na Baixa da Santinha no Litoral Norte e Agreste Baiano

Lagoa de dejetos da comunidade de Baixa da Santinha_2

Lagoa de dejetos da comunidade de Baixa da Santinha (BA)

A turma do MOVA-Brasil da Comunidade da Baixa da Santinha, Núcleo Litoral Norte e Agreste Baiano relatou que há quase cinco anos convive com uma “lagoa” de dejetos, formada por esgoto a céu aberto, entre as ruas do bairro de Alagoinhas. O problema já foi até tema de audiência pública.

Segundo os moradores, a “lagoa” tem mais de 10 metros de diâmetro por 2,5 metros de profundidade e é formada por água suja, escura e borbulhante. O local também tem cobras, escorpiões, ratos e mosquitos, além de exalar um odor insuportável.

Há suspeita de que algumas doenças possam ter sido provocadas pela água poluída. Além disso, o esgoto corre com muito volume quando chove, se infiltrando e encharcando o subsolo das casas, o que provoca rachaduras e trincas em algumas delas, como ocorreu na casa da educanda Maria Francisca.

Turma da Baixa da Santinha e Monitora Nívea dos Santos_2

Turma da Baixa da Santinha e monitora Nívea dos Santos

A turma do projeto, cujo Tema Gerador é ‘Saneamento Básico’, saiu às ruas da comunidade, mobilizando os moradores para participarem de uma palestra sobre o problema e de um abaixo assinado a ser entregue ao poder público do município.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!