Educandos do núcleo Litoral Sul participam do Dia Internacional da Saúde Mental

Caminhada Saᅢᄎde Mental 1

Caminhada da Inclusão

O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pelos educandos da turma Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Núcleo Litoral Sul, na Caminhada da Inclusão realizada no dia 10 de outubro.

A Caminhada, sob o tema Somos quem queremos ser, organizada pelo CAPS em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Canavieiras/BA, percorreu as principais ruas da cidade e contou com a presença de 22 educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil; usuários dos serviços do CAPS e familiares; profissionais da saúde do município; a secretária da saúde, Roberta Barros; o enfermeiro-chefe do CAPS, Edval Júnior; a monitora Verônica Gomes e a coordenadora do Núcleo Litoral Sul, Sanlai Lima.

Caminhada Saᅢᄎde Mental 2Para a coordenadora do projeto, essa caminhada é um passo no processo de conscientização da sociedade sobre a importância da saúde mental, para modificar as atitudes em relação aos transtornos mentais. Roberta Barros, secretária da saúde, afirma que a mobilização social é fundamental para a continuidade do relevante trabalho que as entidades prestam aos que precisam desse tipo de serviço médico.

Os educandos foram caracterizados ou portavam faixas escritas com nomes de diversas profissões. O educando Francisco Souza falou sobre a importância do evento: “Nós da saúde mental estamos mostrando que as pessoas da sociedade não precisam ter medo, que a gente não é agressivo”.  Adriano Barros complementou: “A gente tem a capacidade de exercer qualquer tipo de serviço, depende de nós mesmos, de seguir com o medicamento corretamente”.

No dia anterior a caminhada, os educandos participaram da Tarde de Beleza, na qual receberam serviços de embelezamento (corte de cabelo e estética), promovido pela monitora Verônica em parceria com o Salão Bela Mulher.

Sanlai coordenadora local, participando da caminhada

Sanlai, coordernadora local, na Caminhada.

Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem de transtornos mentais neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados ao uso excessivo de álcool e drogas.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!