Polo Bahia inicia diálogo com os parceiros para articulação de turmas

Direção do Sindipetro na sede do polo Bahia

Direção do Sindipetro na sede do polo Bahia.

 

 Nesta 7ª etapa do Projeto MOVA-Brasil, o polo Bahia está redirecionando a sua abrangência e redefinindo as regiões de atuação. Serão instaladas 90 turmas de alfabetização, nas quais pretende-se atender cerca de 2.000 educandos.

Geograficamente, o polo está dividido em seis núcleos. Cada um tem em média 15 turmas. As regiões que serão atendidas são: Recôncavo, Extremo Sul, Litoral Norte/Agreste Baiano, Metropolitana de Salvador e Portal do Sertão.

Núcleo Municípios atendidos *
Litoral Norte/e Agreste Baiano Alagoinhas, Catu, Araças e Cardeal da Silva
Litoral Sul Ilhéus, Canavieiras, Itajuípe e Itabuna
Recôncavo Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé
Portal do Sertão Feira de Santana, Muritiba, Cruz das Almas, Cachoeira e Conceição do Jacuípe
Extremo Sul Mutum, Inaiá, Posto da Mata, e Nova Viçosa
Metropolitana de Salvador Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho

*Fonte: mapeamento inicial realizado pela articulação social. Março de 2015.

As turmas serão distribuídas em 25 municípios em diversas comunidades urbanas e rurais, e os parceiros locais estão recebendo todas as informações necessárias para que a demanda de instalação de turmas esteja em sintonia com as diretrizes do Projeto, os seus objetivos e metas, bem como, com os resultados esperados.

Em 2015, o MOVA-Brasil terá como principais eixos no processo de alfabetização o aprofundamento da discussão sobre a dimensão socioambiental e sociocultural. Atento a esta prioridade, a articulação social realizada por Luciomar Machado, integrante do Sindipetro Bahia, tem sensibilizado parcerias para interiorizar cada vez mais o Projeto e disseminar sua metodologia. Uma recomendação importante tem sido a de evitar a mobilização de comunidades que já sejam atendidas por outros projetos de alfabetização.

Claudiane Batista, coordenadora do Polo Bahia, tem grande preocupação com o fechamento de escolas no campo que ocorreu no estado nos últimos anos. “Na 6ª etapa, 80% das comunidades atendidas pelo MOVA-Brasil na Bahia estavam situadas no campo. Precisamos manter a prioridade de atendimento às populações camponesas, que ao longo da história ficaram desprovidas de investimento público, principalmente na educação”.

Equipe do Polo Bahia com articulador social

Equipe do Polo Bahia com articulador social Luciomar Machado.

“Nosso compromisso é com a qualidade da frequência, participação e aprendizagem dos educandos nas turmas de alfabetização. Queremos continuar contribuindo com a redução do analfabetismo e o fortalecimento de políticas públicas pela garantia e acesso aos direitos humanos”, disse Luciomar Machado.

A equipe de Polo está dedicada a acompanhar os parceiros locais, auxiliando-os nos casos de dúvidas e definindo a agenda de seleções dos monitores e coordenadores locais que será realizada no mês de abril.

equipe de polo planejando as seleções

Equipe de Polo Bahia em planejamento.

Muitas pessoas interessadas têm comparecido à sede do Polo e feito contato para obter mais informações sobre o Projeto. O Polo funciona no município de Feira de Santana (BA), na sede do Sindicato dos Petroleiros – Sindipetro, localizada à Rua Travessa Doutor Américo, nº 44, Bairro Centro.

Diretor do Sindpetro - Deyvid Bacelar na sede do polo com a equipe de coordenação do Projeto na Bahia

Diretor do Sindipetro, Deyvid Bacelar, na sede do polo com a equipe de coordenação do Projeto.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!