Lançamento do livro “Histórias de Vida dos educandos e educandas do Projeto MOVA-Brasil”

Da direita para a esquerda Rosilene, Luciomar,Marinalva, Claudiane, Maria Marcelo e Maria José.

Maria José, Maria Marcelo, Claudiane, Marinalva, Luciomar e Rosilene (da esquerda para a direita) apresentam o livro no lançamento.

O Polo Bahia realizou o lançamento do livro “Histórias de Vida dos educandos e educandas do Projeto MOVA-Brasil” na terça-feira (09 de junho). O evento ocorreu no Acampamento Gileade, distrito de Matinha, município de Feira de Santana (BA).

Claudiane Batista expondo o livretoA abertura do encontro foi realizada pela coordenadora de polo Claudiane Batista que agradeceu às monitoras Maria José Sacramento e Rosilene pela contribuição e compromisso com a causa coletiva da eliminação do analfabetismo no Brasil. Na sequência, Maria José fez um relato sobre a importância da educação na vida das pessoas, e de como a experiência docente no Projeto MOVA-Brasil a impulsionou a ingressar no curso de graduação em Psicologia.

Outra convidada, a ex-monitora do núcleo Recôncavo 2, Rosilene Fonseca, relatou a sua dedicação e empenho para desenvolver um trabalho que motivasse a participação dos educandos, ao dizer:

“Na minha turma comecei com 23 educandos e conseguir chegar até o final da etapa com os 23. Então cada educando foi contando sua história de vida, e depois partiu para o registro no papel. Os que apresentavam dificuldade eu fui a escriba. No dia da formatura da turma se fizeram presentes dois vereadores da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, e como eu já tinha encaminhado o ofício para continuidade da turma na EJA esses vereadores conseguiram que eu continuasse a ministrar as aulas na turma. Os educandos em sua maioria continuam estudando, e eu continuo utilizando a metodologia freiriana e instrumentais para me ajudar a acompanhar o desenvolvimento de cada educando.”

Educanda Marinalva dos Santos

O relato de Marinalva dos Santos, uma das autoras do livreto, emocionou a todos.

O auge do lançamento do livreto com as histórias de vida de educandos da 6ª etapa do Projeto MOVA-Brasil foi a participação de ex-educandas e coautoras. A educanda Marinalva dos Santos relatou um pouco sobre sua história de vida, e sobre o porquê de escrever um verso em sua história escolhida para compor o livro, afirmando que desde pequena sempre gostou de compor versos, e ressaltando como sua participação no Projeto trouxe alegria e descobertas para sua vida. Já a educanda Maria Marcelo dos Santos destacou que se sentia agradecida pela oportunidade de ter sua história de vida selecionada para compor o livro, definindo em poucas palavras (e com muita objetividade) a importância do Projeto para sua vida:

“Antes a gente não tinha direito a nada e agora a gente tem”.

Educanda Maria Marcelo autografando o livro

A educanda Maria Marcelo autografando o livro para um participante do lançamento.

Após o Círculo de Diálogo houve a entrega solene do livro aos monitores e coordenadores, com as educandas autografando alguns livretos para os presentes, e o encerramento foi coroado com muitos registros fotográficos como mais um momento importante para a memória do Projeto.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!