O Núcleo Litoral Sul e a Semana de Ação Mundial 2015

Turma Cidade Refugio

Turma Cidade Refúgio esteve presente na SAM 2015.

A SAM – Semana de Ação Mundial é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação (CGE) e acontece em mais de 100 países, com sua primeira edição tendo ocorrido em 2003. No Brasil, a SAM 2015 aconteceu entre os dias 21 e 27 de junho. No dia 25 de junho completou um ano que foi sancionada a Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos. Assim, o tema abordado na SAM esse ano foi contextualizado com a discussão em torno do primeiro ano de implementação do PNE.

Sobre a educação de jovens e adultos, o Plano estabelece na meta 9 do artigo 8º:

“elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional”.

Educanda Sebastiana- Turma Maria Pinheiro

A educanda Sebastiana, da turma Maria Pinheiro durante atividade da Semana de Ação Mundial .

Essa meta envolve diretamente projetos de alfabetização que contribuem para a diminuição do analfabetismo absoluto, e dialoga com os objetivos do Projeto MOVA-Brasil que, além de alfabetizar, prevê encaminhar os educandos alfabetizados para a Educação de Jovens e Adultos.

O Núcleo Litoral Sul do Polo Bahia realizou atividades dentro do contexto do mote da SAM “Vamos tirar as metas do papel! Por uma educação pública, gratuita, laica, de qualidade e inclusiva durante a vida para todas e todos”. O tema foi discutido com os monitores o tema e realizou-se a leitura do Manual da SAM e posterior construção de atividades para serem realizadas em sala, de modo a contemplar os diversos níveis de aprendizagem encontrados nas turmas.

m

m

Para a coordenadora local Sanlai Lima, a SAM foi uma importante oportunidade de dialogar sobre temas como laicidade na educação, haja visto que na escola pública laica todas as opções religiosas dos educandos e suas famílias são consideradas e, principalmente, respeitadas; livres de critérios estatísticos das religiões dominantes. O planejamento e as ações realizadas em sala foram momentos de compartilhamento de informações sobre os planos dos municípios que compõem o Núcleo e de construção de aprendizagens sobre temas ligados ao direito e à educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

TURMA Nelson Costa construindo o mote da SAM

Turma Nelson Costa construindo o mote da SAM.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!