Formação Semanal, divisor de águas na trajetória de educadores

Formação semanal, núcleo LitoralNorte e Agreste Baiano

As Formações Semanais ocorrem às sextas-feiras nos núcleos.

O Projeto MOVA-Brasil é uma proposta freiriana de alfabetização popular para jovens, adultos e idosos, e as diretrizes da Formação dos educadores é coordenada pelo Instituto Paulo Freire. Implantado no Brasil em 2003, o Projeto vem resgatando não apenas a prática da alfabetização libertadora e cidadã juntos aos educandos e suas comunidades, como também reafirmando o compromisso da Formação Continuada dos seus educadores, com os monitores tendo a oportunidade de compreensão, crescimento pedagógico e profissional através das Formações Semanais, que visam garantir a qualidade do processo alfabetizador junto aos educandos.

Formação semanal, núcleo Portal do Sertão

Núcleo Portal do Sertão em uma de suas Formações Semanais.

A Formação Semanal acontece às sextas-feiras (duração de quatro horas) nos núcleos organizados com os monitores, e têm o objetivo de garantir o estudo e planejamento de temáticas e conteúdos a serem trabalhados nas aulas com os educandos, além de proporcionar momentos de reflexão e discussão de práticas voltadas à alfabetização e o aprofundamento dos aspectos pedagógicos que contribuirão para o aperfeiçoamento do trabalho dos monitores.

m

m

Durante os encontros de Formação Semanal realizados pelos coordenadores locais de cada núcleo do polo são utilizadas estratégias metodológicas que potencializam uso de recursos didáticos, pedagógicos e literários no processo de Formação dos seus pares, e se tornou um divisor de águas na trajetória de muitos educadores ao longo das etapas do Projeto. A Formação Semanal é um dos legados do MOVA-Brasil, e tem rendido muitas aprendizagens aos militantes comprometidos com a Educação Popular.

Formação semanal, núcleo Recôncavo

Formação Semanal no Núcleo Recôncavo.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!