Polo Bahia recebe visita de pesquisadora americana

Equipe de Polo com a pesquisadora Vick

Equipe de Polo com a pesquisadora Vick Moukuria.

Tendo em vista que não há ação neutra ou sem intencionalidade, seja educação ou qualquer outra realização humana, o MOVA Brasil reafirma sua finalidade de promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Entre seus múltiplos objetivos, propõe-se a ampliar o exercício da cidadania criando condições para que, no processo de alfabetização, educandos e educadores realizem a Leitura de Mundo (“ler o mundo”) e a capacidade de intervir em âmbito individual e coletivo, transformando a realidade na qual estão inseridos (“reescrever o mundo”) e considerando as dimensões socioeconômica, cultural e ambiental.

Para tanto, desenvolve sua metodologia construída a partir do pensamento filosófico de Paulo Freire, que prioriza uma investigação sobre os sujeitos e a realidade onde estão inseridos (Leitura do Mundo), e a construção de um currículo próprio que garanta a alfabetização dentro do universo cultural de cada comunidade atendida, com diálogo constante entre a prática e teoria.

TurmaABEAC_núcleo Salvador_visitadepesquisadoraamericana_30_06_15

Atividade na turma ABEAC.

Por conta dessas especificidades em sua proposta metodológica o MOVA-Brasil chamou a atenção da pesquisadora Vick Moukuria, que tem sua linha de pesquisa voltada para experiências inovadoras e exitosas no campo da alfabetização, com ênfase nas ideias freirianas. O Polo Bahia foi escolhido pela pesquisadora, que visitou a sede em Feira de Santana no dia 29 de junho, participando de uma Formação Semanal no núcleo Metropolitana de Salvador e visitando uma atividade na turma da ABEAC, pertencente ao mesmo núcleo.

Essa visita à Formação Semanal mexeu com a estrutura de cada monitora, pois a partir da fala da pesquisadora sobre o seu trabalho de pesquisa tornou-se possível a construção de novos olhares, e as educadoras puderam mais uma vez identificar a importância do trabalho a ser desenvolvido com as turmas de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!