Núcleo Litoral Sul no Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Educandos e equipe do Centro Pop e o lixo coletado_LS

Educandos e equipe do Centro Pop coletaram o microlixo na praia em Ilhéus-BA.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua foi lembrado em Ilhéus-BA. As atividades foram propostas pela equipe multidisciplinar do Centro POP, pela monitora do Projeto MOVA-Brasil Erica Oliveira e pelas Secretarias de Saúde e de Assistência social de Ilhéus.

O dia 19 de agosto foi escolhido devido ao massacre ocorrido em 2004 na Praça da Sé, no centro de São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam, com outras oito pessoas ficando feridas entre os dias 19 e 22 e agosto daquele ano. As comemorações de luta nesta data são uma forma de sensibilizar a população e intensificar o debate sobre as políticas públicas em torno das pessoas em situação de rua, a fim de garantir seus direitos, como a cidadania, a dignidade e a própria vida.

Direitos aos humanos é o Tema Gerador da turma do Centro Pop, e os educandos deram uma lição de cidadania na manhã do dia 18 de agosto quando, em conjunto com a equipe do Centro Pop de Ilhéus, realizaram um mutirão de limpeza do microlixo na praia da Avenida Soares Lopes, no centro de Ilhéus. Dentre os resíduos encontrados, destacaram-se tampinhas de garrafa, papéis de bala, pontas de cigarro, canudos, embalagens PET e vidro. Ao todo, foram coletados dez sacos de lixo e segundo Letícia Santana, educadora social no local, parte do lixo coletado será utilizado como matéria-prima para criação de peças de arte confeccionadas pelos educandos em oficinas, que posteriormente serão expostas numa feira de artesanato.

Educando Fabio praticando slackline

Educando Fabio praticando slackline.

No dia 19 de agosto a turma contou com uma programação diferenciada: para lembrar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, educandos da turma do Centro Pop participaram de diversas atividades esportivas.

Segundo Ticiana Belmonte, educadora física e parceira no Centro Pop, as atividades esportivas propostas proporcionaram um momento de descontração, além de fortalecer a autoestima e confiança dos participantes. Entre as atividades realizadas pode-se citar o futebol, esporte coletivo; a peteca, esporte lúdico; bocha, esporte inclusivo e slackline, na modalidade aventura.

educandos praticam bocha

Educandos praticando bocha.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!