Educandos do MOVA Brasil participam da oficina de construção de hortas com garrafa pet na Dutovia

z

Educandos durante a criação da horta fitoterápica.

Durante o mês de setembro os educandos do MOVA Brasil de Caroba e Menino Jesus, no município de Candeias (Núcleo Recôncavo) se reuniram na CORCOMEJ – Associação dos Moradores de Menino Jesus, para produzir uma horta suspensa fitoterápica. A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental da Dutovia, promovido pelo SESI. Iniciativa da Petrobras em parceria com mais cinco empresas do Polo (Braskem, Transpetro, Bahiagás, Unigel e Dow), a Dutovia desenvolve atividades socioambientais e educativas nas comunidades por onde passam seus dutos em comum.

“O objetivo dessa atividade é ensinar aos educandos reciclar as garrafas pet e fazer deles difusores dessa prática”, informou a instrutora Juliana Meneses, do SESI.

Juliana, da Dutovia, à direira, instrutora do SESI

Juliana, da Dutovia, e instrutora do SESI à direita.

Após a construção da horta, a Dutovia vai patrocinar um livreto/cartilha documentando todas as ervas plantadas e suas utilidades medicinais, de acordo com as informações dos próprios educandos. Essas cartilhas serão distribuídas nas comunidades envolvidas.

A oficina se associa ao propósito do MOVA Brasil, que é trabalhar junto aos educandos a sua participação na construção de novos conhecimentos e a interação com outros projetos da Petrobras. A expectativa de Lourdes Salvador, monitora do MOVA em Caroba, é que os educandos deem continuidade a esta atividade e disseminem seus conhecimentos.

“A ideia de fazer a atividade junto com a turma de Menino Jesus (localizada no entorno da Fafen-BA) partiu dos próprios educandos. Unificando os grupos a gente se prepara para as dificuldades”, explicou Lourdes.

?????????????

As monitoras do MOVA Lourdes e Mariana, Gilmara (representante da Fafen-BA) e Meirivania, da Corcomej.

Cada educando levou sua própria muda de erva medicinal e ensinou sua utilidade:

“A brilhantina é para dor de barriga, a alfavaca de cobra para problemas de coração, tansagem para inflamação, poejo para tosse e cardo-santo para gripe”, explicou dona Valdelice de Assis, conhecida como D. Vadu; educanda do MOVA em Menino Jesus.

Dona Vadu

Dona Vadu compartilhou seu conhecimento acerca de diversas ervas com o grupo de educandos.

A atividade contou com cerca de 50 pessoas entre educandos e comunitários, que tiveram como primeira tarefa recolher garrafas pet para o trabalho. Seguindo as orientações da instrutora Juliana Menezes, os educandos cortaram as garrafas na vertical, perfuraram o fundo e colocaram barbantes nas laterais para pendurá-las, transformando-as em vasos para o plantio. Após a plantação das sementes e mudas os educandos mais velhos ensinaram aos mais novos sobre a utilidade e procedimentos para uso fitoterapêutico.

Para Ana Carolina Oliveira, 26 anos, que só conhecia os remédios de farmácia, as explicações foram muito interessantes:

“Temos que dar valor ao conhecimento dos mais velhos e as coisas da comunidade”, disse orgulhosa da sua horta já pronta.

?????????????

Ana Carolina, orgulhosa de seu trabalho.

O evento deu a oportunidade para Dona Angelina Souza (MOVA de Caroba) dividir uma muda especial; de acordo com ela, uma planta raríssima, cujo chá da folha com mel descongestiona o peito e cura qualquer tosse em apenas dois dias:

“Só eu tenho por aqui. É um pé de vick. Aquele que a gente compra na farmácia para tosse e catarro no peito”, explicou.

Mariana Neves, monitora da turma de Menino Jesus, que recepcionou o evento, agradeceu pela oportunidade de integração entre o MOVA e a Dutovia:

“Foi excelente para valorizar os educandos. É uma parceria que deu certo!”

Atualmente, além das turmas de Menino Jesus e Caroba, a Fafen BA acompanha outras três turmas do MOVA Brasil nas comunidades de Santo Antônio (Camaçari), Passé (Candeias) e Palmares (Simões Filho).


0 Comentários

Deixe o seu comentário!