MOVA-Brasil mudando as expectativas de moradores da Comunidade Raso, em Canudos-BA

II ExpoCanuodos 1

Produção exposta na II ExpoCanudos.

O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. No Território Sertão do São Francisco, na Bahia, isso tem garantido aos educandos e às comunidades a oportunidade de reconstruir sonhos e destinos, visando a conquista dos direitos e uma cidadania plena e participativa.

II ExpoCanuodos5

Aprodução local impressionou os representantes municipais presentes.

Durante a Festa Comunitária Cidadã, toda comunidade do Raso (no município de Canudos-BA) foi surpreendida com as riquezas compartilhadas; frutos do esforço e trabalho do povo sertanejo. A produção local impressionou os representantes municipais presentes, como Damião (representante das associações de Canudos), que desconhecia as potencialidades existentes na comunidade.

Na oportunidade, Damião estendeu aos educandos o convite para expor na II  ExpoCanudos de Caprinos e Ovinos, e também para comercializar artesanatos e produtos da agricultura familiar, representando a comunidade.

m

m

m

m

m

O coordenador do Núcleo Sertão do São Francisco, Adílio Morais, e a monitora Débora Souza acompanharam os educandos no processo de participação; desde o reconhecimento de suas potencialidades na Leitura do Mundo (em sala e na comunidade) até a preparação para compor a IIExpoCanudos, que foi realizada no dia 29 de agosto, na cidade de Canudos-BA. Os educandos afirmaram que se sentiram reconhecidos e valorizados, e estão motivados a se organizarem coletivamente.

II ExpoCanuodos9

A melhoria nas condições de geração de renda é um dos objetivos do Projeto MOVA-Brasil.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!