O portfólio corresponde a uma coleção de produções do educando que evidenciam seu processo de aprendizagem. É um trabalho compilado pelo próprio educando, que possui autonomia na escolha das atividades seguindo os seus próprios critérios de seleção.
No Polo Bahia, educandos e monitores descobrem mês a mês a beleza dos novos saberes que foram desenvolvidos quando estão diante de suas próprias atividades, escolhendo as mais significativas para comporem seus portfólios.
O monitor, nesse processo, conduz o educando à reflexão, sinalizando caminhos e promovendo o diálogo para garantir a participação ativa e envolvida do próprio educando, principal responsável pela elaboração de seu trabalho, de modo que seja possível perceber o processo de aprendizagem dos educandos nessa compilação. Vale ressaltar que o monitor acrescenta seus registros sobre o caminho percorrido pelo educando e suas percepções no desenvolvimento das atividades.
Cada monitor tem sua maneira de conduzir as escolhas das atividades, o que é perceptível nos registros de cada núcleo.
Esse momento de escolha de atividades é realizado pelo entendimento que o portfólio é uma metodologia de aprendizagem e avaliação construída ao longo de toda a etapa do Projeto. À medida que os educandos vão elaborando seus portfólios aumenta a compreensão de que sua organização não é uma mera atividade realizada para se cumprir um protocolo, mas sim um convite à autoavaliação.
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