O Encontro de Educandos nas turmas do Núcleo Litoral Sul

Educandos da turma Novo Itajuípe apresentando os Direitos econômicos e sociais

Educandos da turma Novo Itajuípe apresentando os direitos econômicos e sociais.

Sob o tema “Educação Popular em Direitos Humanos”, o Encontro de Educandos nas salas de aula das turmas do Núcleo Litoral Sul- Polo Bahia teve início em setembro.

A proposta do tema foi apresentada pela equipe do Polo Bahia na I Formação Continuada com monitores e coordenadores locais, e discutida entre coordenadores locais, equipe de polo e Coordenação Pedagógica Nacional (CPN) na Formação Mensal de coordenadores. A proposta lançada pelo polo abarca a discussão de eixos temáticos: Gênero e Identidade Étnico-Racial; Sustentabilidade Socioambiental e Continuidade na EJA.

Educando da turma Centro Pop

Educando da turma Centro Pop.

Durante a Formação Quinzenal no Núcleo Litoral Sul houve a discussão sobre os direitos humanos fundamentais e sua relação com a Educação Popular, além de abordar a forma como esses direitos dialogavam com o Tema Gerador das turmas e com os subtemas. O planejamento foi realizado considerando o tema a ser abordado nas salas de aula, inicialmente através de um panorama geral dos direitos humanos e, em seguida, abordando os direitos sociais e civis relacionados ao Tema Gerador, a partir da música “Comida”, interpretada pela banda Titãs.

m

m

Nas atividades realizadas em sala, os monitores foram orientados a levantar os conhecimentos prévios dos educandos e instigar a discussão sobre a temática abordada, sempre que possível atrelando as situações às vivências concretas dos educandos no seu cotidiano.

Os encontros em sala possibilitam o desenvolvimento de aprendizagens que contribuem para a participação cidadã e pretende mobilizar educandos e educandas a participarem como sujeitos do processo de construção da cidadania planetária a partir da sala de aula, lendo o mundo e a palavra. Esse momento acontece com a participação de todos e, ao final das discussões em sala, são eleitos os representantes das turmas para o Encontro Regional, que acontecerá dia 30 de outubro em Ilhéus-BA.

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!