Núcleo Portal do Sertão (Polo Bahia) vivencia a invenção, a reinvenção e a busca do exercício da cidadania no seu Encontro Regional de Educandos – 2015

Roda de Conversa sobre Gênero

Roda de Conversa sobre o tema “Gênero”, durante o Encontr Regional de Educandos.

Educação Popular em Direitos Humanos foi o enredo das prosas e versos durante o mês de setembro nas turmas do Projeto MOVA-Brasil 7ª etapa.

Os debates em salas culminaram no V Encontro de Educandos do Núcleo Portal do Sertão (Polo Bahia), realizado dia 21 de outubro de 2015, das 8:00h às 12:30h. O encontro aconteceu em espaços cedidos pelo parceira Igreja Batista Nova Alvorada (Avenida Maria Quitéria, 3006 – bairro da Queimadinha, Feira de Santana-BA), através do padre Jônatas Câmara Leite. Ele participou tomando o café da manhã com os presentes e com suas palavras de boas-vindas e incentivo aos cinquenta participantes.

Palavra de Boas Vindas e Incentivo do Parceiro – Pr. Jônatas Câmara Leite

O padre Jônatas Câmara Leite dá as boas-vindas aos presentes.

Reunidos na “Palhoça”, os parceiros testemunharam a celebração da autonomia, do resgate dos direitos humanos e da libertação de muitos educandos, que entoaram emocionadamente o hino nacional brasileiro, afirmando convictos: “ Verás que um filho teu não foge à luta”.

“Sou parceiro do Projeto MOVA Brasil há quatro anos porque acredito que a educação popular é a ferramenta que poderá libertar o povo da opressão, fruto dos ranços históricos da desigualdade social e de todo tipo de preconceito – através da alfabetização popular poderemos mudar os rumos do nosso pai”. (palavras de boas-vindas e incentivo do padre Jônatas Câmara Leite).

Roda de Conversa sobre Igualdade Racial

Roda de Conversa sobre Igualdade Racial.

Dentre outros pontos de pauta houve rodas de conversas sobre os eixos propostos: “Identidade Étnico-racial”; “Gênero”; “Socioambiental” e “Continuidade na EJA”, ponto principal e momento em que os educandos trocaram os seus saberes e socializaram as suas necessidades enquanto pessoas e comunidade, falando dos seus sonhos enquanto estudantes e fazendo suas propostas enquanto cidadãos.

“Eu estava na minha casa pensando que a vida tinha terminado para mim…quando conheci o MOVA Brasil eu ressuscitei, passei a acreditar que tinha muito pra fazer na vida e que era possível fazer por mim, pela minha família e por minha comunidade – eu ressuscitei mesmo! Hoje eu sou outra pessoa, não prometo ir pra faculdade, mas até o ensino médio eu vou.” (educanda Maria José Ramos Araújo – São Bento/Amélia Rodrigues-BA).

Após o segundo momento das rodas de conversas, educandos escolhidos para participarem da mesa de discussões e apresentação das propostas deram grandes contribuições que evidenciaram o MOVA Brasil e os seus propósitos como algo efetivo para novos aprendizados na vida dos mesmos. Alguns surpreenderam a todos com seus depoimentos de vida, de aprendizado e de coragem para continuar na luta cidadã como estudantes e participantes ativos da comunidade.

Plenária - Educanda Simone Lima Barreto – Turma Moita da Onça I – Distrito da Matinha

A educanda Simone Lima Barreto (Turma Moita da Onça I – Distrito da Matinha) dando seu relato durante o encontro.

Na plenária, a educanda Simone Lima Barreto (Turma Moita da Onça I – Distrito da Matinha) abordou a temática “Identidade Étnico-racial”, destacando que abandonou a escola muito nova, mas acredita que todos somos iguais diante de Deus e das leis e afirmando que temos que acabar com o sofrimento do povo:

“Agora, a oportunidade que MOVA-Brasil me deu me fez pensar e ver como posso aprender muitas coisas e com essas coisas lutar pelos direitos e para continuar estudando no EJA, terminar meus estudos e lutar pela minha comunidade tão sofrida” (educanda Simone Lima Barreto, Turma Moita da Onça I – Distrito da Matinha).

A educanda Simone apresentou ainda como proposta construída no encontro que “os meios de comunicação de Feira de Santana-BA falem mais sobre os direitos das pessoas, do cidadão, e que nas escolas as crianças e adolescentes aprendam sobre preconceito étnico-racial”.

Palestrante prof.ª Sidneia Pedreira

A professora popular Sidneia Pedreira.

Outro momento de aprendizado para todos os presentes foi o diálogo trazido pela professora popular convidada pelo núcleo a participar do encontro, Sidneia Pedreira, que falou sobre o pensamento de Paulo Freire destacando as palavras “invenção”, “reinvenção” e “busca”, que em momentos posteriores foram usadas pelos educandos:

m

“O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade, demanda uma busca constante. Implica invenção e reinvenção”.

m

m

m

A presença dos parceiros foi notória e, quando lhes foi cedido uso da palavra ao final do encontro; incentivaram, valorizaram e elogiaram o trabalho realizado pelo Projeto MOVA-Brasil.

O encontro foi encerrado com agradecimentos e o com a execução do Hino de Feira de Santana (“Princesa do Sertão”), polo territorial de referência por abrigar a todos, ser de fácil acesso (é uma cidade localizada num entroncamento) e ter em seu “coração” o povo sertanejo, de sentimento acolhedor.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!