Discussão sobre Direitos Humanos motiva a participação no Encontro Regional de Educandos do Núcleo Recôncavo (Polo Bahia)

Partcipantes do encontro na Câmara de Vereadores de Madre de Deus 27-10-15

Participantes do encontro na Câmara de Vereadores de Madre de Deus-BA.

O Encontro Regional de Educandos do Núcleo Recôncavo aconteceu no dia 27 de outubro de 2015, na Câmara de Vereadores do município de Madre de Deus-BA. O encontro contou com a participação de 181 pessoas, sendo 148 educandos(as), 14 monitores, uma coordenadora local e uma assistente pedagógica da equipe de Coordenação de Polo. Eles fizeram diversas contribuições, como o professor Mario Ângelo Barreto, que contribuiu com a palestra com a temática “Educação Popular em Direitos Humanos”.

Participaram também do encontro o parceiro local e vereador Anisvaldo Daltro, que participou da abertura e viabilizou o espaço para a realização do Encontro Regional e a parceira local da FAFEN Gilmara Ferreira, além de outros parceiros locais.

Para que todos os participantes se sentissem acolhidos, a equipe do núcleo cuidou dos preparativos e o ambiente foi decorado com as produções artesanais dos educandos. Os monitores contribuíram como mediadores dos debates nas Rodas de Prosa.

Apresentação cultural com os educandos no samba chulá 27-10-15

Apresentação cultural com os educandos no samba chula

A abertura foi realizada com a saudação da coordenadora local Mariângela Garcia, com a execução do Hino Nacional e do hino do MOVA pelos educandos, que chegaram a se emocionar. A programação incluiu uma apresentação cultural do grupo de samba chula do distrito de São Braz, cidade de Santo Amaro-BA. Na sequência, a assistente pedagógica do Polo, Grasiela Oliveira, saudou a todos e ressaltou o objetivo do encontro em sua fala:

m

“Sinto-me muito feliz em participar do Encontro Regional de Educandos do Projeto MOVA-Brasil que tem por objetivo intensificar o diálogo com os educandos por meio do Círculo de Cultura, para fortalecer o exercício ativo da cidadania com construção de propostas para as políticas sociais”.

Saudação do parceiro e vereador local Daltro 27-10-15

O parceiro e vereador local Anisvaldo Daltro durante a saudação aos presentes.

O parceiro local Anisvaldo Daltro relatou também que já são sete anos de parceria com o MOVA-Brasil e que muitas histórias o marcaram, mas uma em especial nunca será esquecida por ele:

“Lembro-me de uma senhora que, quando ia receber o pagamento de pensão, tinha que levar o filho como acompanhante até Salvador. Até que um dia ela se arrumou toda e saiu. O filho perguntou “vai pra onde mãe”? E ela respondeu “para Salvador, receber meu pagamento”. Se dirigiu então a Salvador, pegou o coletivo até a Lapa e, para retornar, leu no letreiro do ônibus – Rodoviária Madre de Deus. E por isso eu digo: Esse foi uns dos melhores dias da minha vida. Como é importante escutar os relatos dos educandos sobre suas emancipações”.

Saudação do articulador social Deyvid Barcelar 27-10

O articulador social Deyvid Barcelar.

Também se fez presente Deyvid Bacelar, coordenador do Sindipetro-BA e membro da articulação social do Polo Bahia, que parabenizou os participantes e realizou uma breve análise de conjuntura da situação da Petrobras e da sua relevância para a educação no país, e alguns educandos deixaram evidente a satisfação em participar do Projeto MOVA-Brasil:

m

m

m

m

m

“ Temos que nos unir para ter um mundo melhor, ter conhecimento é muito bom”. (educando  Ednaldo Gomes da Silva – Turma Trapiche de Bicho – Santo Amaro).

 

“Depois do MOVA agora ninguém me segura”. (educando Raimundo – Turma Trapiche de Baixo – Santo Amaro).

 

“Antes do MOVA minha vida era só tristeza, vivia só e tinha depressão. Agora, além de aprender fiz muitas amizades e fiquei curada”. (educanda Romélia Bezerra – Turma Madre de Deus – Madre de Deus).

Educandos participantes do encontro 27-10 (2)

Educandos participantes do Encontro Regional de Educandos do Núcleo Recôncavo.

Nos GT´s (Grupos de Trabalho) foram trabalhados os temas “Identidade Étnico-racial”, “Socioambiental”, “Gênero” e “Continuidade na EJA”, tendo como resultado os seguintes encaminhamentos e proposições voltadas para as políticas locais e comunitárias:

  • Implantar coleta seletiva de lixo em cada município e garantir a reciclagem através de criação de cooperativas;
  • Garantir programas de educação ambiental, criando inclusive placas educativas e linha de disque-denúncia;
  • Criar uma campanha intensa contra poluição sonora, com mecanismos de divulgação da lei;
  • Lutar para que as cotas raciais não sejam usadas como forma de humilhação e sim de igualdade e inclusão, acabando com o preconceito;
  • Articular parcerias nas comunidades quilombolas a fim de implantar diretrizes voltadas aos povos e comunidades tradicionais.

O encontro contou ainda com a participação do professor Mario Ângelo Barreto, que debateu com os educandos e demais presentes sobre “Educação Popular em Direitos Humanos”, apresentando uma linha do tempo da Educação dos primórdios até a conquista de Direitos Humanos e comentando sobre a importância do princípio da igualdade e da negação da discriminação como componentes fundamentais desse conceito. Lembrou, contudo, que na desigual sociedade brasileira o patriarcado, o sexismo e o preconceito ainda persistem, fazendo com que as mulheres, indígenas, negros, população LGBT e pobres tenham maiores dificuldades em acessar direitos, em razão do preconceito e de um histórico de discriminação e exclusão.

Exposição do artesanato local 27-10 (2)

Exposição do artesanato local.

Para finalizar, apresentamosa homenagem que os educandos da turma de Quitéria fizeram a todos, com a leitura de um texto de autoria coletiva dos educandos do Projeto MOVA-Brasil:

Boa tarde!

Sejam bem-vindos, senhores!

Agora iremos mergulhar no mundo do conhecimento, das aventuras inesperadas, do afago de um abraço, de um beijo dado.

Sejam bem-vindos, senhores!

No universo das letras, dos números, dos textos relatando uma linda história!

Sejam bem-vindos, senhores!

Ao MOVA do estar, ser, agir, pensar, raciocinar!

E a cada olhar observar a luz, do brilho da esperança onde buscamos a cada momento, a esperança contida nos corações!

MOVAMovimento!

MOVA – Orgulho!

MOVA – Vida!

MOVA – Amor!

Seja bem vindo MOVA-Brasil!

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!