II Formação Geral Continuada do Polo Bahia promove troca de experiências pedagógicas e reflexão sobre avanços e desafios a serem superados

Núcleo Metropolitana de Salvador na Noite Cultural

Núcleo Metropolitana de Salvador na Noite Cultural da Formação.

A II Formação Geral Continuada com monitores e coordenadores locais do Polo Bahia ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro, no Hotel Seabra na cidade de Feira de Santana-BA.  A Formação teve como objetivos: refletir sobre a atualização do PEPP (Projeto Eco-Político-Pedagógico) e sua relação com as metas do Projeto; ampliar a compreensão sobre o processo de alfabetização dos(as) educandos(as) do Projeto MOVA-Brasil; socializar as práticas dos núcleos escolhidas no Seminário de Práticas Estadual; orientar sobre os aspectos administrativo-financeiros e de RH do Projeto; refletir sobre a alfabetização e a formação profissional e os desdobramentos em cada núcleo e refletir sobre as possibilidades de intervenção nas práticas de leitura, escrita e oralidade com base na teoria de Vygotsky e Emília Ferreiro.

Reflexões sobre intencionalidade do processo pedagógico na alfabetização de jovens e adultos

Reflexões sobre intencionalidade do processo pedagógico na alfabetização de jovens e adultos.

No primeiro dia de Formação foi realizada a Mística de abertura com o núcleo Litoral Sul, na qual foram encenados textos de valorização da mulher: “Mulher: Sonhos, Lutas e Conquistas” e “A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99”. Em seguida, a assistente pedagógica Tatiara Silva apresentou a atualização do PEPP e sua relação com as metas do Projeto. Na sequência foi realizada a formação administrativa, sob a mediação das assistentes administrativas Maíra Ribeiro e Elenice Castro, que compartilharam as orientações preparatórias para o encerramento da etapa do Projeto. Ainda no primeiro dia, no turno vespertino foi realizado o Seminário Estadual de Práticas Alfabetizadoras, no qual seis monitores puderam apresentar suas práticas pedagógicas e refletir sobre seus avanços e sobre os desafios a serem superados.

Apresentação das práticas no Seminário

Apresentação das práticas no Seminário.

A coordenadora do Polo Bahia Claudiane Batista e a coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga realizaram também as considerações e orientações acerca das práticas apresentadas, com ênfase para a intencionalidade do fazer pedagógico. Ao final das apresentações, a prática alfabetizadora da monitora Terezinha Batista, representante do núcleo de Sertão do São Francisco, foi eleita pelos participantes da Formação.

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No segundo dia foi realizada oficina de cordel a partir das orientações passadas pelas assistentes pedagógicas Tatiara Silva e Grasiela Oliveira, e a coordenadora local Diane Sá e a monitora do núcleo Sertão do São Francisco também contribuíram dando dicas para a produção. Os participantes produziram cordéis e xilogravuras com tinta guache para ilustrar o trabalho com as temáticas “Continuidade na EJA”, “Sustentabilidade Socioambiental”, “Igualdade Étnico-Racial” e “Gênero”.

Oficina de Cordel

Oficina de cordel.

Também houve importante participação e contribuição do articulador social do estado Luciomar Machado, que realizou um bate-papo sobre a importância da Petrobras como patrimônio brasileiro, a partilha dos royalties do petróleo e os investimentos do fundo social do pré-sal, que devem ser destinados para as áreas de educação e saúde, ressaltando a luta pela não privatização da Petrobras.

Durante a tarde foi desenvolvida oficina sobre as possibilidades de intervenção nas práticas de leitura, escrita e oralidade, com base na teoria de Vygotsky e Emília Ferreiro. Claudilene Gonzaga apresentou a contribuição das teorias para o processo de aprendizagem dos educandos a partir de suas hipóteses; sua importância para a consolidação de novos conhecimentos e a relevância da mediação/intervenção do(a) educador(a). Em seguida, foi trabalhada a importância da reflexão crítica sobre os gêneros textuais “notícia” e “propaganda”, que possuem grande circulação na grande mídia durante o processo de ensino-aprendizagem nas turmas de alfabetização. Os grupos organizaram propostas de sequência didática que garantiram as questões da alfabetização oralidade, escrita e leitura, aproximando-os de suas realidades. Na Noite Cultural os núcleos caracterizaram-se como diversos personagens e apresentaram a diversidade multicultural que permeia suas realidades, no intuito de integrar os participantes e ampliar o repertório cultural.

Núcleo Sertão do São Francisco na Noite Cultural

Núcleo Sertão do São Francisco na Noite Cultural.

O último dia de Formação foi finalizado com as orientações sobre o processo de organização para a realização do diagnóstico final dos educandos, finalização do processo de organização dos portfólios e construção do planejamento das aulas nas turmas.


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