Educandos do Núcleo Litoral Sul são encaminhados para a EJA

Solange da Costa assinando Declaração de Encaminhamento da turma Cidade de Refúgio

Solange da Costa assinando carta de Declaração de encaminhamento dos educandos da turma Cidade de Refúgio para EJA.

A criação de estratégias para a continuidade dos(as) educandos(as) em atividades educativas tem sido um esforço constante do Projeto MOVA -Brasil. Sua atuação se dedica a fortalecer as articulações políticas para a continuidade dos estudos dos educandos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

     Desde o início da etapa os monitores são orientados a iniciar o diálogo com as Secretarias de Educação para que todos os educandos sejam encaminhados para a continuidade dos estudos nas escolas públicas que ofereçam EJA.

Cristiane Santana, vice-diretora, assinando a Declaração de encaminhamento Turma Sambaituba

Cristiane Santana, vice-diretora, assinando a Declaração de encaminhamento dos educandos da Turma Sambaituba para EJA.

     No Núcleo Litoral Sul, os encaminhamentos já começaram. Nas turmas que funcionam em escolas municipais, como na Pitangueira; Alto da Liberdade, em Itajuípe; Maria Pinheiro e Manoel Leão, em Itabuna; e Sambaituba, em Ilhéus, os educandos foram encaminhados diretamente à Secretaria das Escolas, com a anuência da Direção. Nas turmas do MOVA localizadas na Casa Cidade de Refúgio os educandos foram encaminhados para a escola mais próxima e na Turma do Assentamento Frei Vantuy, a monitora conseguiu garantir, em contato com a Secretaria de Educação de Ilhéus, condução para transportar os educandos, condição para o êxito do processo de alfabetização.

O portfólio do(a) educando(as)

Monitora Bárbara e os portfólios da turma Pitangueira

Monitora Bárbara e os portfólios da turma Pitangueira.

     Para adequar o ciclo da EJA que o educando será encaminhado, as escolas analisam o portfólio dos educandos, documento que comprova as aprendizagens do educando ao longo da etapa no MOVA-Brasil. O portfólio de cada educando é confeccionado desde o primeiro dia de aula, pois nele está registrada a história de vida dos educandos e ainda, atividades mensais que diagnosticam as aprendizagens obtidas no processo de alfabetização.

Monitora Leila analisando as fichas de sistematização dos portfólios da turma Frei Vantuy

Monitora Leila analisando as fichas de sistematização dos portfólios da turma Frei Vantuy.

     Nas formações pedagógicas quinzenais, os monitores realizam o planejamento das aulas e constroem as atividades diagnósticas, um elemento estruturador da prática educativa. As atividades de leitura e produção são planejadas de modo a conduzir o educando a problematizar o cotidiano e a agir sobre ele, visto que partem do tema gerador das turmas. E é o próprio educando que escolhe a atividade mais significativa para si, para compor seu portfólio, que então é levado pelo monitor para a formação pedagógica para ser analisado junto com o seu coordenador local. A partir da análise das atividades, é percebido o desenvolvimento do educando, no contexto de um ensino sistemático e gradual.

Monitora Adeildes e os portfólios dos alunos acompanhados pela coordenação local

Monitora Adeildes e os portfólios dos alunos acompanhados pela coordenação local.

     Esta contribuição reforça o compromisso do MOVA-Brasil com os educandos e educandas, incentivando-os para que, após alfabetizados, continuem seus estudos no coletivo escolar, na construção de novos conhecimentos.


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