As gerações e a Declaração no terceiro encontro do curso de Direitos Humanos

Imagem


Declaracao2Dando continuidade às reflexões promovidas pelo curso de Direitos Humanos do dia 19 de agosto, o grupo participante foi provocado a se pronunciar sobre as gerações dos direitos humanos como forma de motivar a participação das pessoas na abordagem inicial da temática do dia e desencadear o diálogo entre todos, a partir dos saberes de cada um e das leituras indicadas para a ocasião.

Continuar a ler

IPF oferece Curso de Formação na Metodologia MOVA

Imagem


O Instituto Paulo Freire (IPF) está oferecendo curso de Formação na Metodologia MOVA para educadores(as), principalmente, aos(às) de movimentos sociais, educadores(as) populares e de sindicatos do Estado de São Paulo. O curso é gratuito e será realizado de 1º de outubro a 3 de dezembro de 2014, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 21h30, na sede do IPF. As inscrições estarão abertas de 27 de agosto a 19 de setembro de 2014.

Continuar a ler

Núcleo Litoral Sul participa do Seminário do Plano Nacional de Educação

Imagem


O evento, realizado no dia 04/08, no Centro de Arte e Cultura, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, contou com a presença do coordenador do Fórum Nacional de Educação e do secretário adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas Fernandes, do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, e da professora titular da PUC Goiás, Íria Brzezinski.

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação - 04 08 14 - foto de Laíse Galvão

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (Foto Laíse Galvão)

Continuar a ler

Atividade cultural finaliza formação em Gravatá

Imagem


Formacao_Continuada_MOVA_080814 (4)

Sandra Pereira, coordenadora do setor administrativo do MOVA-Brasil, pelo IPF

Na manhã do último dia da 2ª Formação Continuada de Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil (08/08), em Gravatá (PE), a equipe do setor administrativo do Instituto Paulo Freire (IPF) promoveu uma exposição dialogada sobre os avanços, desafios e estratégias para o fortalecimento do processo de gestão financeira administrativa do Projeto nos Polos.

Continuar a ler

Formação continuada das coordenações de polo tem continuidade na cidade de Gravatá (PE)

Imagem


DSC05536

Sonia Couto, coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire e do Eixo de Formação Profissional do Projeto MOVA-Brasil

O segundo dia da 2ª Formação Continuada de Coordenação de Polo do Projeto MOVA-Brasil contou com a presença da professora Sonia Couto, do Instituto Paulo Freire, especialista em Educação de Adultos. A professora trouxe uma reflexão sobre a alfabetização e a formação profissional, a partir de um texto de Paulo Freire (Diálogo com os camponeses, do livro Pedagogia da Esperança). Após esse momento, iniciou-se um diálogo com as equipes dos polos acerca do mapeamento das expectativas dos(as) educandos(as), o que já foi realizado de contatos com instituições ofertantes dos cursos de formação profissional e o que já houve de encaminhamento de educandos(as) para esses cursos. Continuar a ler

MOVA-Brasil realiza a 2ª Formação Continuada do ano

Imagem


Dilermando (Petrobras), Mara (FUP) e Francisca (IPF) dando as boas-vindas aos participantes da 2ª Formação Continuada de 2014

De 05 a 08 de agosto, estão reunidas, em Gravatá (PE), as equipes de coordenação dos dez polos que compõe o Projeto MOVA-Brasil nesta 6ª etapa – Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco/Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Salvador e Sergipe – para a 2ª Formação Continuada de Equipe de Coordenação de Polo. São 50 pessoas, incluindo os articuladores sociais, a coordenação pedagógica e administrativa nacional e integrantes do Comitê Gestor. Continuar a ler

Memorial avança no tratamento e disponibilização da memória dos 10 anos do Projeto MOVA-Brasil

Imagem


No mês de julho, o Memorial do Projeto MOVA-Brasil avança disponibilizando conteúdo de relevância teórico-metodológico a todas(os) aquelas(es) interessadas(os) na alfabetização de adultos em uma perspectiva emancipadora, pautada nos princípios filosóficos de Paulo Freire.

Os novos compartilhamentos vão desde cadernos de formação sobre educação de adultos, economia solidária e educação popular, passando por materiais de divulgação produzidos e utilizados no contexto até as fotografias de ações realizadas. Destaca-se também a disponibilização do Projeto Eco-Político-Pedagógico dos polos dos anos 2012 e 2013, bem como uma série de depoimentos no contexto do lançamento do livro MOVA-Brasil 10 anos, tais como do filho de Paulo Freire, Lutgardes Costa Freire e do professor Mário Sérgio Cortella.

Continuar a ler