A formação profissional no Polo Maranhão: uma parceria entre MOVA-Brasil e AGERP na perspectiva da economia solidária

DSCN2774

Encontro reuniu representantes do Projeto MOVA-Brasil e da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP).

A cidade de Timon-MA sediou em 24 de setembro de 2015 uma reunião entre representantes do Projeto MOVA-Brasil e da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP), tendo como objetivo garantir o encaminhamento dos educandos para curso de formação profissional e geração de renda.

O projeto MOVA-Brasil compreende que o processo de alfabetização deve estar articulado com a formação profissional, por conceber o trabalho como uma ação transformadora e acreditar que a preparação dos educandos para a inserção no mundo do trabalho contribui para o exercício da cidadania do alfabetizando

O encontro contou com a participação do coordenador do núcleo de Timon, Paulo Dias; da coordenadora do Polo Maranhão, Maria Gonçalves; do coordenador pedagógico nacional do MOVA-Brasil, Rodrigo Silva; do superintendente de articulação política da AGERP com o Estado, Ricardo Barbosa e do gestor da AGERP no município, Aécio Borges.

Foram apresentados diversos aspectos que envolvem o Projeto MOVA-Brasil e sua relação ao mundo do trabalho, tendo como foco a economia solidária e a possível parceria com a agência em articulação.

Num primeiro momento o Projeto foi apresentado aos responsáveis da AGERP, com o compartilhamento dos cursos demandados pelos(as) educandos(as). Esse levantamento foi feito por meio da Leitura do Mundo, o que possibilita a identificação das reais necessidades em relação ao perfil ocupacional e das expectativas dos educandos, bem como das potencialidades produtivas das comunidades.

DSCN2776

A possibilidade da parceria foi a pauta da reunião,e ficou acordado que o Polo Maranhão dará retorno sobre os encaminhamentos.

De acordo com o contexto do Projeto, a AGERP sinalizou com a possibilidade de atender a solicitação do MOVA-Brasil, no sentido de fortalecer as potencialidades das comunidades a partir da assistência técnica ao processo produtivo em que os educandos estão envolvidos.

Assim, para avaliar a possibilidade de parceria, ficou acordado com a AGERP que o Polo Maranhão dará retorno sobre os seguintes encaminhamentos:

  • Mapeamento das potencialidades produtivas, das comunidades que sinalizam interesse pela implantação de hortas comunitárias;
  • Como projeto-piloto, a primeira experiência de parceria entre e AGERP e MOVA-Brasil será realizada no município de Timon;
  • Levantamento do número de famílias nas comunidades que podem ser contempladas pela iniciativa.