Acompanhamento pedagógico da CPN no Polo Maranhão

Educandos Turma monitora Maria Luiza Sao Francisco do Maranhao - MA

Educandos de Sao Francisco do Maranhão – MA.

No período de 6 a 10 de julho de 2015 a Coordenação Pedagógica Nacional (CPN) do Projeto MOVA-Brasil realizou o acompanhamento pedagógico presencial ao Polo Maranhão. Entre as atividades realizadas destaca-se a visita às turmas de alfabetização e as ações de Formação Continuada no Polo.

EducandosTurma Novo Joia, Timon - MA

Educandos da turma Novo Joia, de Timon-MA.

No dia 7 de julho a CPN, com a presença da assistente pedagógica do Polo MA, Dalila Calisto, visitou a turma de alfabetização da comunidade do Conjunto Novo Joia, localizada na zona urbana da cidade de Timon-MA (município-sede do Polo). Os vinte educandos presentes estavam realizando uma atividade mediada pela monitora Rosana Ribeiro, relacionada ao processo de Leitura de Mundo da turma, no sentido de levantar as principais potencialidades e fragilidades que marcam o cotidiano da comunidade.

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Com a participação da coordenadora do Polo Maranhão, Maria Gonçalves, a CPN visitou duas turmas do município de São Francisco do Maranhão-MA no dia 8 de julho. Localizadas no centro da cidade e instaladas na mesma escola municipal, as turmas mediadas pelas monitoras Maria Luiza e Laiane Silva têm 14 educandos frequentes cada uma, e realizam atividades pertinentes ao desenvolvimento da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. Vale destacar que as turmas estavam ensaiando uma dramatização relacionada à História de Vida dos educandos que seria apresentada no dia seguinte para toda a comunidade.

Monitora Rosana Ribeiro com educandos construindo Leitura de Mundo Turma Novo Joia

A monitora Rosana Ribeiro construindo a Leitura de Mundo com educandos da turma Novo Joia.

No dia 9 de julho, em companhia da coordenadora do Polo Maranhão, Maria Gonçalves, a CPN participou da Formação Semanal do Núcleo Timon. Mediada pelo coordenador local Paulo José, a Formação caracterizou-se principalmente pelo aprofundamento das orientações do processo da Leitura de Mundo nas turmas, com foco principalmente para a realização da Festa Comunitária Cidadã. Foi observado que o Caderno de Orientações do Monitor foi o principal subsídio utilizado pelo coordenador local para dirimir as dúvidas apresentadas pelos participantes da Formação.