Aulas Inaugurais no Amazonas e a retomada sonhos

Aula Inaugural - Nucleo Manacapuru

Turma do Nucleo Manacapuru deu início às aulas do Projeto MOVA-Brasil.

Durante os dias 15 a 18 de junho de 2015 a equipe do polo Amazonas realizou visitas de acompanhamento pedagógico às turmas do Projeto MOVA-Brasil nos seis municípios que serão atendidos ao longo desta 7 ª etapa.

A coordenadora de polo Alice Aidem acompanhou a abertura das aulas inaugurais no município de Manaquiri, onde, das quatorze turmas que compõem o núcleo, onze (que se localizam na sede) se reuniram no Centro de Convivência do Idoso para a abertura solene das atividades, que contou com uma intensa mobilização por parte dos educadores e da coordenadora de núcleo, Ervani Carvalho, no sentido de mobilizar os educandos, parceiros e comunidade.

Assistente Pedagogico do Polo AM na aula inaugural do Nucleo Careiro

Assistente pedagogico do Polo Amazonas na aula inaugural do Nucleo Careiro.

O assistente pedagógico Deywison Souza se deslocou para participar da aula inaugural no município de Careiro, onde três turmas localizadas na sede se reuniram para realizar o ato de abertura da aula inaugural. Foi nítida a vontade e motivação dos educandos neste início de etapa, se apresentando e expressando os sonhos e desejos que pretendem realizar ao longo destes nove meses, como ficou nítido na fala do Sr. Raimundo Silva que disse:

“Nós somos cegos; quantas vezes já fui enganado em Manaus por não saber pegar um ônibus? Eu quero minha autonomia, essa ai que o senhor fala do professor Paulo (se referindo a Paulo Freire).”

m

m

m

Aula Inaugural no Nucleo Manacapuru acompanhada pela Coordenadora Local

Aula inaugural no Núcleo Manacapuru acompanhada pela coordenadora local.

A assistente pedagógica Maria Peixoto também participou das visitas às aulas inaugurais, indo até o município de Manacapuru acompanhada pela coordenadora local, Suely Mota, e puderam constatar a empolgação dos educandos com o início das aulas. Para elas, este é um momento em que os educandos já começam a vislumbrar a realização de um sonho.

Além do acompanhamento às aulas inaugurais, toda a equipe de polo (coordenadora de polo, assistentes pedagógicos e auxiliar administrativa) garantiu a participação nas Formações Semanais, mostrando empenho em auxiliar os monitores e coordenadores, contribuir com o processo formativo, auxiliar o esclarecimento de dúvidas e realizar a entrega de camisas de monitores, coordenadores locais e educandos.