D. Maria da Silva: mais de um século de experiência na sala do Projeto MOVA-Brasil

Enquanto se espera viver, a vida passa
(Sêneca, pensador e autor de tragédia da Roma Antiga)

Depois da bravura de Laudiceia Ferreira da Cruz, do Polo Rio de Janeiro, matéria de capa do Boletim número 2 do Projeto MOVA-Brasil, chegou a vez de o Polo Amazonas revelar, provavelmente, a educanda mais idosa do Projeto MOVA-Brasil.

Numa visita de acompanhamento às salas de alfabetização do MOVA-Brasil do Núcleo Princesinha do Solimões, no município de Manacapuru/AM, no dia 11 de setembro do corrente ano, tivemos a grata surpresa de encontrar D. Maria Monteiro da Silva, que, apesar dos seus 101 anos de idade, decidiu estudar para reaprender o que esqueceu e aprender coisas novas, fazendo valer o que orienta o documento final da VI CONFINTEA/2010 (Conferência Internacional de Educação de Adultos) sobre educação ao longo da vida.

D. Maria da Silva é um exemplo de que para aprender não tem limite de idade, desde que a vida ofereça oportunidade e a pessoa tenha determinação. E o MOVA-Brasil foi a oportunidade que D. Maria esperava para aprender, entre outras coisas, a ler e escrever seu próprio nome. Ela que nunca havia estudado antes de o Projeto chegar em sua comunidade.

Já passa da hora de se reconhecer esses heróis e heroínas anônimos espalhados pelo país, como D. Maria da Silva, que, num gesto de coragem e amor, resolvem dizer sim à vida, concretizando o sonho de aprender a ler e escrever, apesar das marcas da idade no rosto e nos cabelos brancos. E por mais que os fatos da vida tenham negado a realização de um sonho, não significa que eles um dia não possam ser concretizados. E D. Maria, aos 101 anos, prova que isso é possível.

É como disse uma personagem da peça Últimas Luas, encenada pelo ator Antônio Fagundes: Os jovens fazem planos, e os velhos sonham. Eles é que são os verdadeiros sonhadores desse mundo. D. Maria, como uma sonhadora, faz exatamente o que diziam os filósofos estoicos com a epigrafe de Sêneca acima, aproveita cada momento para continuar vivendo. É mais uma grande lição que o Projeto MOVA-Brasil ensina a quem quiser aprender.

D. Maria Monteiro da Silva, que completou 102 anos no dia 23 de setembro de 2012, o PROJETO MOVA-BRASIL DESEJA A SENHORA MUITAS E MUITAS FELICIDADES, E AGRADECE, DE CORAÇÃO E RAZÃO, PELA GRANDE LIÇÃO DE VIDA! MUITO OBRIGADO POR NOS FAZER ACREDITAR, AINDA MAIS, NO SONHO DE UM MUNDO MELHOR!!!

Leia mais sobre D. Maria Monteiro da Silva no próximo Boletim do Projeto MOVA-Brasil, no mês de outubro.