Educandos discutem a Educação como Direito através da SAM

educandos em atividade

O primeiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) foi tema de reflexões durante a Semana de Ação Mundial (SAM).

A Semana de Ação Mundial (SAM) ocorreu no Polo Pernambuco/Paraíba nos dias 22 a 26 de junho, de maneira bastante significativa.

A SAM é uma iniciativa que envolve uma rede de pessoas, grupos e organizações através de campanhas que discutem temas e organizam ações em defesa e pela garantia do direito à Educação. Ela existe desde 2003, e atualmente acontece em mais de 100 países.

direito a educacao

A Semana de Ação Mundial ocorre em mais de 100 países atualmente.

Em 2015, a SAM discute o “Balanço do Programa Educação para Todos (EPT) e Proposição para o pós-2015. No Brasil, a SAM 2015 aconteceu entre os dias 21 e 27 de junho. Os debates refletiram sobre o primeiro ano de implementação do PNE – Plano Nacional de Educação sancionado através da Lei 13.005/2014, em 25 de junho de 2014.

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No estado, refletimos com os monitores e coordenadores locais sobre o cumprimento das metas do Plano, com destaque para a meta 9, que retrata o desafio da eliminação do analfabetismo no país:

Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 (quinze) anos ou mais para 93,5% (noventa e três inteiros e cinco décimos por cento) até 2015 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% (cinquenta por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

Os educadores saíram da Formação Inicial (realizada de 8 a 12 de junho) preparados e com materiais disponibilizados pela campanha para realizar os debates em sala de aula com os educandos. Numa perspectiva cidadã, no começo do processo de alfabetização, iniciado em 15 de junho, é discutido o direito à educação, e os educandos que aprendem já na idade adulta a ler e escrever consideram esse um momento muito simbólico.

A grande questão é refletir com eles sobre a contribuição que o Projeto MOVA-Brasil vem dando para a redução dos índices e o alcance da meta 9, estabelecida no Plano. De modo especial, o MOVA tem o compromisso não só com a alfabetização, mas também com a continuidade dos estudos dos educandos, portanto este momento é fundamental para sensibilizá-los e motivar o desejo de continuidade da escolarização na EJA.

Para realizar a aula no Núcleo Limoeiro a monitora Vanda Lúcia Marques, da turma Estação CRAS/Nazaré, seguiu o roteiro de procedimentos didáticos compartilhados no processo formativo.

monitora e educandos

A perspectiva da educação como um direito fundamental foi abordada pelos educandos.

A turma assistiu ao vídeo “Perspectivas de Educação”, e os educandos foram levados a debaterem os direitos sociais e a educação como direito. O destaque no debate foi a discussão sobre a importância da qualidade de vida. A monitora problematizou a temática em questão, levando os educandos a compreenderem que a educação também é um direito deles, e que a partir dela é possível garantir melhor qualidade de vida.

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Em seguida os mesmos elaboraram uma atividade com recortes de jornais. Ao registrarem os conhecimentos adquiridos, os educandos registraram a compreensão e o reconhecimento da educação como um direito de todos; havendo interação, diálogo e participação ativa dos educandos.