Educandos do MOVA participam de audiências públicas no Rio de Janeiro

Audiência Nova Iguaçu Educanda Elza falando para plenária

Audiência Nova Iguaçu – Educanda Elza falando para plenária

     Educandos(as), educadores(as) e a coordenadora local do núcleo Maxambomba – Nova Iguaçu e Queimados –, construíram pautas de reivindicações para dialogar com o poder público, transformando em ações concretas a proposta metodológica do Projeto MOVA-Brasil.

     Estas pautas foram elaboradas a partir da Leitura do Mundo realizada em junho e julho de 2015. Cada turma fez o levantamento das situações significativas que compuseram seu plano de estudo ao longo dos meses.

     As situações foram aprofundadas com a comunidade e culminaram em ações de mobilização com abaixo-assinados que reivindicam a resolução de alguns problemas: falta de água e cobrança de taxa, falta de replantio de árvores, abandono das praças públicas, coleta de lixo precária, asfalto, bueiros abertos, falta de sinalização nos cruzamentos rodoviários, horário e itinerário dos ônibus, falta de segurança, iluminação deficitária, falta de creche e falta de escolas que ofereçam Educação de Jovens e Adultos.

Audiência Nova Iguaçu Educando Antonio, Monitora e Parceiro entregando abaixo assinado

Audiência Nova Iguaçu – Educando Antonio, Monitora e Parceiro entregando abaixo assinado.

     A partir do estudo das necessidades levantadas, o núcleo solicitou audiência com os prefeitos dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu.

    Educandas e educandos do Projeto foram recebidos para a audiência com o prefeito Max Lemos, no dia 30 de novembro de 2015, às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para a Terceira Idade de Queimados. No dia 4 de dezembro, no auditório da FENIG – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, às 11h, com o Secretário Municipal de Governo, Thiago Portela. Nesses espaços estiveram presentes a coordenadora local, uma monitora, um parceiro local e um educando.

Aud Nova Iguaçu Geanne, Carla Delgado, Thiago Portela

Audiência em Nova Iguaçu – Geanne, Carla Delgado, Thiago Portela.

     Presente nas duas audiências, a coordenadora do Polo Rio de Janeiro, Geanne Campos, parabenizou o núcleo Maxambomba e os parceiros por proporcionar um momento ímpar na história do Projeto no estado.

Audiencia com Prefeito Queimados Nucleo Maxambomba

Audiência com o prefeito de Queimados.

     Geanne apresentou o histórico e os objetivos do Projeto, o panorama atual da distribuição das turmas no estado para que os representantes do poder público compreendessem todo o processo de construção realizado até chegar aquele momento.

     Em Queimados, também, estiveram presentes os parceiros locais que articularam as turmas no município; o secretário da Terceira Idade, José Alves de Carvalho (Dequinha) e o secretário dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar (Dadinho) e outros representantes do poder público, como o secretário de Fazenda, Carlos Vilela e o vereador Marcelo Lessa.

Audiencia Queimados Prefeito, secretários parceiros locais Dequinha e Ribamar

Audiência em Queimados com prefeito, secretários e parceiros locais: Dequinha e Ribamar.

     A partir do dialogo com as seis turmas do Projeto instaladas no município, o prefeito Max Lemos elogiou o Projeto MOVA-Brasil pela dinâmica estabelecida para alfabetização dos(as) educandos(as) a partir de questões que os mobilizam na comunidade onde moram.

“Se soubesse como o MOVA trabalha não precisaria ter feito pesquisas a cada dois meses, bastava dialogar com os participantes do projeto. “Melhor que o IBOPE!”, brincou o prefeito.

Audiencia com Prefeito Queimados mesa

Audiência com prefeito de Queimados.

     O prefeito respondeu as questões apresentando o que a prefeitura estava fazendo para resolvê-las e foi construindo propostas de resolução em conjunto com o grupo. Ele prometeu uma proximidade maior entre a prefeitura e o Projeto, com a liberação das escolas, caso necessário, para instalação das turmas.

     Max Lemos agendou, por telefone, durante a audiência, uma reunião entre a coordenadora local, monitoras e a secretária Municipal de Educação, Miriam Mota, para tratarem do encaminhamento dos(as) educandos(as) do Projeto para EJA. Também ficou combinado uma visita dele a cada comunidade para responder sobre o andamento das reivindicações.

Audiencia com Prefeito Queimados

Educandos(as) do MOVA-Brasil na audiência pública, em Queimados.

     Em Nova Iguaçu, o diálogo contou com a presença de Thiago Portela (secretário de Governo) e Carla Machado (coordenadora de EJA do município). O parceiro local que articulou as turmas em Nova Iguaçu, Ronaldo da Silva, afirmou:

“Faz três anos que tentamos chegar até a prefeitura para dialogar sobre o Projeto, sobre essa metodologia que resgata a cidadania das pessoas. Que através da Leitura do Mundo, leva cada educando ao centro da sua comunidade, percebendo cada problema e pensando soluções. Não viemos para o enfrentamento e sim para a construção de parcerias para solucionar os problemas.”

     Os(as) educandos(as) participaram apresentando e justificando suas demandas.

“Vivo há 5 anos com água de poço que, às vezes, sai fedendo, porque a água não chega; mas a conta chega. Pagamos o IPTU, tudo direitinho e nada chega. Tem pessoas que já morreram e a CEDAE continua cobrando.” (Antônio Bernardo da Silva, Turma Nova História/Geneciano).

“Nós queremos continuar estudando, mas o local onde fica a escola que tem aula de noite é muito violento, tem brigas, assalto. Nós somos idosos e fica muito perigoso sair à noite.” (Elza Francisca Ribeiro dos Santos, turma Novo Horizonte).

     A audiência teve um grande impacto tanto nos(as) educandos(as), que recuperaram mais confiança e autonomia para lutarem por seus direitos, quanto no poder público, como demonstra o depoimento do secretário Thiago Portela, postado no dia 5 de dezembro, na rede social Facebook:

Audiência Nova Iguaçu

Audiência em Nova Iguaçu

“Diálogo aberto com alunos do Projeto MOVA-Brasil, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos. Na última sexta-feira (4), recebi no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) o grupo de estudantes para um debate sobre políticas públicas que possibilitem melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde vivem. Foi um prazer receber esses alunos que se mobilizam e apresentam às prefeituras as questões que mais os afligem, sempre através do diálogo. Com toda certeza, esse foi um encontro muito positivo que marca um novo caminho de parcerias que envolvem o cidadão, as comunidades e a Prefeitura”.

     Em Queimados, a coordenadora local e as seis monitoras foram recebidas, no dia 2 de dezembro, pela secretária de educação. Na reunião foi acordado que a Secretaria irá receber toda a demanda do MOVA no município e, como estratégias para garantir a inclusão destes educandos(as) na EJA, no mês de janeiro de 2016, a equipe da secretaria realizará visitas às turmas do MOVA para iniciar um processo de aproximação e “sedução” dos(as) educandos e educandas, e organizará visitas às escolas.

     No dia 16 de dezembro, a coordenadora local foi recebida pela coordenadora de EJA de Queimados, Carla Machado, e sua equipe. Ela apresentou a listagem de escolas que ofertam EJA/primeiro segmento, para melhor atender a demanda do MOVA no município.