Encontro Regional de Educandos no Polo MG: espaço de saberes e construção de conhecimento

Serra da Sapucaia10-

Encontro Regional de Educandos do Núcleo Serra da Sapucaia (MG).

Os Encontros Regionais de Educandos do Polo Minas Gerais aconteceram no mês de setembro, com a participação de representantes de educandos(as) das turmas dos Núcleos Serra Bocaina, Serra Geral e Serra da Sapucaia.Além da socialização das descobertas e percepções construídas nos encontros nas salas de aulas, eles também promoveram espaços imprescindíveis para a construção de conhecimento e fortalecimento da cidadania, além de servirem como momento preparatório para o V Encontro Estadual de Educandos, que terá como tema “Ler e escrever o mundo: Sociedade, Cultura e Meio Ambiente nas turmas do Polo Minas Gerais”.

 

Núcleo Serra da Sapucaia debate Direitos Humanos

Serra da Sapucaia8

Participantes do Encontro no Núcleo Serra da Sapucaia.

O Encontro Regional de Educandos do Núcleo Serra da Sapucaia aconteceu no dia 11 de setembro de 2015, na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) do município de Montes Claros (MG). O encontro contou com a participação de 73 pessoas, sendo 47 educandos, 15 monitores, um coordenador local, equipe de coordenação do polo e sete parceiros, que fizeram diversas contribuições, como o advogado Claúdio Antunes de Sá que proferiu palestra sobre o tema “Direitos Humanos”, Maria Valmeres da Silva Barbosa, que participou da abertura do encontro e Jair Santos, que viabilizou o espaço para a sua realização.

A abertura foi realizada com encenação da música “Comunhão da terra” pelas monitoras e pela coordenadora local. No momento seguinte, educandos e educandas se apresentaram falando o município e comunidade de origem e trazendo algo que representasse a turma, como cartazes, artesanatos e músicas que fazem parte de seu cotidiano de aprendizado.

Serra da Sapucaia4

O tema do Encontro ´foi “Direitos Humanos”.

Na sequência, o parceiro Claúdio Antunes de Sá dialogou com os participantes sobre Direitos Humanos, tema do encontro, com os participantes sendo divididos em Grupos de Trabalho (GTs) logo após, para debaterem sobre o os temas “Educação”, “Moradia” e “Saúde” na perspectiva dos Direitos Humanos e apresentarem suas conclusões em plenária posteriormente. A educanda Dilene Santos, 38 anos, da turma da Paz, da comunidade São João da Vereda (município de Montes Claros-MG), ressaltou neste momento:

m

Compreendendo a educação como uma necessidade básica e essencial do ser humano que está presente em todos os lugares.

Os educandos deixaram evidente o quanto desejaram ter tido oportunidade de estudar no tempo considerado “certo” e a satisfação em participar do projeto MOVA-Brasil, como ficou evidente na fala da educanda Vitalina Francisca Guimarães, 93 anos, da turma União do Campo, comunidade Buriti do Campo Santo, que afirmou:

Eu não tenho nenhum estudo, meus patrões nunca me deixaram estudar, não atendia nenhum pedido. Meu estudo era só trabalhar. Tenho certeza que se tivesse tido oportunidade de estudar eu teria aprendido muito.

A educanda Pedrelina Alves dos Santos, 58 anos, da turma União do Campo, da comunidade Buriti do Campo Santo, município de Montes Claros, relatou:

Sempre tive vontade de estudar, mas minha mãe ficou doente e morreu, e foi aí que nunca pude participar de uma escola, pois tive que tomar conta da casa. Casei nova e tive meus filhos e coloquei todos eles para estudarem e hoje eu estou estudando com a minha filha e toda a minha família.

Ao final do encontro, educandos e educadores falaram da necessidade de construir alternativas que dialoguem com as atividades e envolvam as comunidades, visando políticas públicas que correspondam às necessidades dos(das) cidadãos(ãs).

Serra da Sapucaia13

Os participantes debateram e produziram cartazes sobre o tema do Encontro.

Galeria de imagens:

Sustentabilidade Ambiental é o foco do encontro do Núcleo Serra Bocaina

serrabocaina9

o Encontro de Educandos no Núcleo Serra Bocaina reuniu 101 participantes.

O Encontro Regional de Educandos do Núcleo Serra Bocaina, cujo tema foi Sustentabilidade Ambiental, aconteceu no dia 22 de setembro na comunidade de Bocaina (município de Grão Mogol), e contou com a participação de 101 pessoas, entre convidados, parceiros, monitores, educandos, coordenadora local e a assistente pedagógica Michele Carneiro. Este evento aconteceu com a integração de todos os participantes que, através da dinâmica estabelecida, participaram de atividades como Acolhimento, Mística, apresentação das turmas, fala dos parceiros e grupos de trabalho (GTs).

serrabocaina6

A Roda de Cultura teve apresentações musicais e produções regionais.

Nos GTs foram trabalhados os temas “Saúde” e “Sustentabilidade Ambiental”, com o doutor Victor Alves (PSF- Bocaina) como mediador do debate, e na Roda de Cultura aconteceram apresentações culturais regionais como folia, catira, jogo de versos e apresentações musicais. O ambiente foi decorado com as produções regionais e da turma em sala de aula, e os educandos falaram sobre a importância da oportunidade de participação que estão tendo através do MOVA-Brasil.

“Gostei de tudo, das palestras, dos vídeos, dos lanches, amei as apresentações culturais. Gostei da música “Asa branca”, encontrar amigos e parentes que não encontrava há muitos anos. Foi uma satisfação ser bem acolhido, participar da dança catira e prestigiar a animação, alegria, carinho, e humildade de todos. Foi muito bom ver tanta gente na mesma caminhada. Com os artesanatos e as reciclagens percebi que o lixo pode ser transformado em coisas boas e bonitas”. Educando Geraldo Rodrigues Pinto, 69 anos, turma do Campo Alto, município de Grão Mogol, monitora Eni – Núcleo Serra da Bocaina).

Das apresentações dos GTs vieram os seguintes encaminhamentos: ações de conscientização e preservação; busca de parcerias para realização de coleta de lixo; criação de cooperativas para separação do lixo; criação de grupo para buscar junto ao poder público municipal a efetivação de políticas para construção do sistema de tratamento de esgoto (buscando assim diminuir o uso de fossas sépticas); realização de mutirão no dia 30 de outubro para limpeza da comunidade de Bocaina e realização de ações para conservação da natureza preservação de nascentes.

Galeria de imagens:

 

 

Cultura e saberes populares foram debatidos no encontro do Núcleo Serra Geral

Exposição de objetos recontando a história de seus usos inseridos na história de vida dos educandos

Exposição de objetos e seus usos inseridos na História de Vida dos educandos.

O Encontro de Educandos do Núcleo Serra Geral aconteceu no dia 22 de setembro de 2015, tendo como tema “Cultura e Saberes Populares”, que possibilitou a todos os participantes compartilhar a diversidade cultural presente na microrregião.

Neste encontro estiveram presentes parceiros (que viabilizaram a logística, divulgação, fornecimento de refeição, registro fotográfico, filmagem e transporte dos educandos) como a administração municipal do município de Bocaiúva, as Secretarias de Educação, de Cultura e de Comunicação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), associações comunitárias e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Estiveram presentes 110 participantes (71 educandos, nove parceiros, 13 monitores, um assistente pedagógico do Polo MG, um coordenador local e 15 convidados), e as atividades foram iniciadas com a mesa de abertura, composta pelo prefeito do município de Bocaiuva, Ricardo Afonso Veloso, o secretário de educação Juscelino Germano Oliveira, a diretora de educação da Secretaria Municipal de Bocaiúva, Maria do Socorro Brandão de Souza, a assistente pedagógica Maria do Carmo Fonseca e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiúva, Marly Duarte de Souza.

Oficina produção de flores de copo descartável

Oficina de produção de flores de copso descartáveis.

Foi um encontro de povos e representações culturais, em que se fez presente a diversidade de manifestações culturais, apresentadas pelos educandos através de trovas, canções do cancioneiro popular de raiz, artes plásticas e conhecimentos fitoterápicos populares. Além disso, foi realizada uma oficina de reciclagem de copos descartáveis (buscando trabalhar o consumo consciente) e uma de produção de flores artesanais.

m

m

Pode-se dizer que os Encontro Regionais dos Educandos foram momentos ricos de representação do cotidiano do Projeto MOVA-Brasil. Os trabalhos nos Gts dialogaram com as demandas das comunidades (e, consequentemente, dos educandos), e promoveram a busca do crescimento e do despertar do comprometimento como cidadãos, com o aprofundamento de temas caros aos educandos, como saúde, saneamento, educação, segurança, cultura popular e consciência socioambiental. Por fim, ficou a expectativa quanto ao V Encontro Estadual dos Educandos, momento de reflexão sobre as práticas e o papel da alfabetização na construção da cidadania.

Apresentação de cantoria reg

Apresentação de cantoria do Núcleo Serra Geral.

Galeria de imagens: