Equipe do Polo Amazonas e Coordenação Nacional reafirmam os compromissos do Projeto nesta 7ª etapa

educanda de turma indígena - Núcleo Encontro das Águas

Educanda de turma indígena – Núcleo Encontro das Águas.

Com início em 31 de agosto, a I Formação Continuada Geral de coordenadores locais e monitores foi realizada na Inspetoria Laura Vicuña, na capital do estado, Manaus.Com a participação dos 90 monitores e seis coordenadores locais que formam o polo, o evento teve a duração de três dias (24 horas).

Abordando questões como o processo de alfabetização dos educandos, a etnomatemática, o portfólio e o acompanhamento da aprendizagem dos educandos, o encontro possibilitou momentos de formação política, com a abordagem do Plano Nacional de Educação, além de apresentar os materiais que foram distribuídos aos trabalhadores e educandos – os oito Cadernos de Formação e os Almanaques. Além desses temas, as equipes se debruçaram sobre o planejamento de duas importantes ações do Projeto: a realização do Seminário de Práticas e o Encontro Estadual de Educandos.

Oficina sobre planejamento na Formação Geral

Oficina sobre planejamento na Formação Geral.

Após a realização da Formação a coordenadora pedagógica nacional, Mariana Galvão, e o assistente pedagógico, Deywison Souza, se deslocaram para o município de Careiro da Várzea, para realizar visita a turmas e acompanhar a Formação Quinzenal do núcleo “Encontro das Águas”.

m

m

m

A comunidade indígena Mura Tucumã, no município de Careiro da Várzea, margem esquerda do Paraná do Autaz Mirim, foi visitada pela equipe da coordenadora pedagógica nacional, o assistente pedagógico e pelo coordenador local, Jean Costa de Souza, após viagem de duas horas em membarcação rápida (voadeira ou rabeta, como são conhecidas pelos ribeirinhos).

Turma indígena Mura Tucumã

Turma indígena Mura Tucumã.

Josimar Maciel Cabral, monitor da turma e neto de D. Maria Firmina, matriarca da comunidade, recebeu a equipe do MOVA-Brasil e apresentou a sala de aula onde funciona o Projeto, mostrando parte do território indígena e falando sobre a luta que há anos a comunidade vem enfrentando, pela demarcação das terras que pertenceram a seus ancestrais.

“O Tema Gerador da nossa turma é “Meio Ambiente”, porque a gente sofre as consequências de não ter ainda nossa terra demarcada. Assim, não temos assistência indígena na produção rural, na saúde, na educação, em nada! Na comunidade não há coleta de lixo, metade do ano fica tudo alagado e quando seca, ficamos ilhados”, afirma Josimar.

Segundo o cacique (e educando do Projeto), Pedro Alexandre Souza Maciel, os moradores da comunidade ainda não possuem o RANI (registro administrativo de nascimento indígena) emitido pela FUNAI, apesar de, segundo ele, “vários estudiosos já terem vindo aqui, feito perguntas e declarado que nós somos índios mesmo”. Há uma demora nos procedimentos que definem a demarcação da terra indígena – que fica em terra firme – que equivale a menos de 5% do território de todo o município, que é formado por área de várzea, como o próprio nome já diz.

Formação Geral no Polo Amazonas

O Projeto MOVA-Brasil reafirmou o compromisso com os direitos dos povos e comunidades tradicionais.

Mariana e Deywison afirmaram o compromisso do Projeto com os direitos dos povos e comunidades tradicionais, como é o caso dos indígenas. Sugeriram mobilizações em nível municipal e estadual, junto aos órgãos responsáveis pela questão indígena, como a criação de uma Secretaria ou Coordenadoria na cidade de Careiro da Várzea (já que há outros povos e territórios indígenas no município), além de formalizar a reivindicação (em nível estadual) referente à exigência dos estudos antropológicos para demarcação da terra indígena.

“O povo vem aqui, olha a terra, conversa com a gente, pergunta, levaram várias peças [de cerâmica] que a gente acha quando tá roçando a terra…mas ninguém faz nada. Enquanto isso nosso povo sofre o descaso com as políticas indigenistas, sem acesso à saúde e à educação”, afirma Pedro Maciel.

Na sexta-feira, 04 de setembro, Mariana e Deywison acompanharam a Formação Quinzenal do núcleo “Encontro das Águas”.