Equipe do Polo Bahia reúne-se com Articulação Social e Coordenação Pedagógica Nacional

Dilene Gonzaga, Maíra Ribeiro, Tatiara de Jesus e Grasiela Oliveira e Luciomar Machado

(Da esq. p/ dir.) Claudilene Gonzaga, Maíra Ribeiro, Tatiara de Jesus e Grasiela Oliveira e Luciomar Machado em reunião.

9 de abril de 2015. O articulador social do polo, Luciomar Machado; a coordenadora pedagógica nacional Claudilene Gonzaga; a coordenadora do Polo, Claudiane Batista, as assistentes pedagógicas Grasiela Oliveira e Tatiara de Jesus e a assistente administrativa Maíra Ribeiro, reuniam-se no Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), em Feira de Santana-BA, sede do Polo BA, com o objetivo de dialogar sobre a articulação social das turmas.

Discutiu-se sobre as demandas de turmas apresentadas pelos parceiros e as contrapartidas garantidas para qualificar o funcionamento de cada núcleo. Foi validado o calendário de pré-seleções que terá início no dia 16 de abril, nos municípios que serão atendidos.

Claudilene Gonzaga comentou sobre a integração das áreas de atuação da Petrobras que lançou o Programa Socioambiental. “O Projeto MOVA-Brasil integra o programa, pois a educação é essencial para o desenvolvimento sustentável do país. Com base nas experiências das etapas anteriores, sabemos que o estudo de temas socioambientais e socioculturais tem articulado iniciativas que revelam o potencial transformador de comunidades atendidas pelo MOVA, contribuindo para criar alternativas e gerar soluções para os desafios locais, em sintonia com as políticas públicas”.

Luciomar Machado destacou alguns dos principais objetivos do Projeto MOVA-Brasil como a contribuição para a redução do analfabetismo no Brasil, ampliação do exercício da cidadania, oferecendo a partir das reflexões e práticas vividas nas salas e comunidades que terão o Projeto contribuições às políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos por meio da participação da equipe de polo e dos novos coordenadores e monitores nos diversos espaços e fóruns de EJA.

Luciomar Machado, Claudiane Batista e Claudiane Gonzaga (2)

Luciomar Machado, Claudiane Batista e Claudilene Gonzaga.

Um dos destaques da reunião foi a avaliação que a equipe do Polo Bahia realizou sobre a contribuição para a garantia das contrapartidas da instalação de núcleos e turmas realizadas pelos parceiros locais. A coordenadora do polo, Claudiane Batista, considera fundamental a atuação dos parceiros ao longo da etapa. “Eles indicam educadores populares para participar do processo seletivo, além disso, contribuem com a viabilidade de espaços adequados para o funcionamento das turmas, apoiando as mobilizações sociais e intervenção social”, disse.

“As parcerias têm papel fundamental como motivadoras dos educandos, educadores na participação e na avaliação coletiva dos trabalhos desenvolvidos, e terão o desafio de ampliar a sua contribuição no processo de formação política dos participantes”, finalizou Claudiane.

A reunião foi encerrada com a agenda definida para a realização da pré-seleção durante o mês de abril. Haverá turmas instaladas nos territórios do Extremo Sul, Litoral Sul, Litoral Norte, Metropolitana de Salvador, Portal do Sertão e Recôncavo.