Festa Comunitária Cidadã do núcleo Litoral Norte e Agreste Baiano ajuda a promover conquistas para as comunidades

Festa Cidadã da Fazenda Papagaio_Litoral Norte 11.08

As Festas Comunitárias Cidadãs são uma oportunidade para as comunidades debaterem os problemas e potencialidades locais.

A Festa Comunitária Cidadã é um momento de mobilização de toda a comunidade para juntos dialogarem sobre a realidade social, ambiental, cultural, política e econômica que vivenciam cotidianamente.Desse modo, é possível favorecer o desenvolvimento de práticas sociais que correspondam às necessidades dos educandos e da comunidade como um todo.

Para apresentar os resultados da pesquisa de campo, todas as turmas do núcleo Litoral Norte e Agreste Baiano realizaram suas Festas Comunitárias Cidadãs no mês de agosto, seguindo as orientações do Projeto. Foi uma oportunidade de evidenciar as necessidades e apresentar as potencialidades artísticas e culturais encontradas na pesquisa de campo, bem como divulgar o trabalho desenvolvido pelo Projeto MOVA-Brasil.

Foram garantidas Festas Comunitárias Cidadãs em todo o núcleo, merecendo destaque a turma da Fazenda Papagaio 2, situada no município de Alagoinhas. Ela aconteceu no dia 10 agosto de 2015. E a turma contou com a presença da comunidade e representantes locais, como o presidente do Conselho Municipal de Inclusão Digital, sr. Santana, e o assessor do Legislativo, sr. David Ribeiro. A Festa propiciou a participação crítica dos educandos mediante as discussões abordadas pelos parceiros, o que ficou evidente em suas falas, reivindicando melhorias nas estradas, melhores condições na iluminação e a implantação de um posto de saúde.

Festa Cidada da Fazenda Papagaio_Litoral Norte 11.08

Festa Cidadã da Fazenda Papagaio, Núcleo Litoral Norte.

Como culminância do processo das diversas Leituras de Mundo (sala de aula e saída a campo), nessa comunidade as discussões resultaram em ações concretas, que saíram do campo das promessas e passaram ao campo das realizações, como no caso das indicações de melhorias nas estradas e na iluminação e implantação de um posto de saúde; realizadas pelo vereador e parceiro local em Alagoinhas, Edilon Ramos. Conquistas como essas ajudam a confirmar  a importância que o Projeto tem nas comunidades em que atua.